Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Caixa começa a pagar o PIS 2016 quinta-feira. Veja calendário

A nova tabela de pagamento do PIS 2016 já está disponível para o trabalhador consultar a data para recebimento do beneficio. O calendário do PIS 2016 foi disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Milhões de brasileiros estão na expectativa de realizar o saque do PIS. O valor a ser recebido pode variar por conta da novas regras estabelecidas pelo Governo Federal definidas pela Medida Provisória 665.

Os dias de receber o valor do Pis variam, isso porque depende do mês que o beneficiário faz aniversário. Os pagamentos vão iniciar no dia 28 de julho e segue durante os meses de agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro. Já no ano de 2017, os meses para receber o PIS 2016/2017 começa em janeiro, fevereiro até março. O dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento do PIS. Confira a nova tabela abaixo:

O Governo Federal estima que mais de 22,3 milhões de trabalhadores brasileiros tenham direito ao PIS. 14,8 bilhões reais deve ser disponibilizado para pagamento do calendário PIS 2016/2017. Segundo o novo calendário, quem nasceu nos meses de julho a dezembro, receberá o benefício ainda no ano de 2016, já os nascidos entre janeiro e junho, receberão no primeiro trimestre de 2017.

Novas regras do PIS 2016
Este ano, a principal novidade fica por conta das novas regras estabelecidas pelo Governo Federal para o saque do benefício. Segundo o novo regimento, o valor do PIS é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim por diante. Neste caso, quem trabalhou só um mês vai receber R$ 73,30 de abono do PIS e não mais R$ 880.Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2015 completo. Veja tabela de exemplos abaixo.

Também só terá direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2015.

Se não sacar o Pis o que acontece
Quando o saque do PIS não é efetuado o valor é incorporado ao saldo de quotas. Ao final do exercício financeiro (30 de junho), após a atualização do saldo, os rendimentos são disponibilizados para saque no novo calendário. Os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta do PIS vinculada ao trabalhador.

O pagamento pode ser feito através de crédito em conta, quando a pessoa tem conta corrente ou poupança na Caixa; nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão; e nas agências da Caixa, se apresentando com um documento com foto e o número do PIS.

Outras informações sobre PIS 2016 podem ser obtidas pelo Atendimento Caixa ao Cidadão – 0800 726 0207 ou em qualquer Agência da Caixa.

Com informações da Caixa Econômica Federal

Comentários estão fechados.