Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Caixa Cultura divulga projetos selecionados pata compor programação das sete unidades

A CAIXA divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da seleção do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2019. A lista, disponível no site http://www.caixacultural.gov.br/cadastrodownloads1/Programa_Ocupacao_Divulgacao.pdf, indica 150 projetos, dos quais 36 são itinerantes e fazem parte da programação de mais de um dos centros culturais mantidos pelo banco em sete capitais: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Somente em 2018, os espaços da CAIXA Cultural receberam mais de 1,4 milhões de visitantes.

Com o programa, a CAIXA investe R$ 17,6 milhões em cultura somente no segundo semestre de 2019. A seleção contemplou projetos nas áreas de Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema e Vivências a partir de agosto pelas sete unidades da CAIXA Cultural.

Foram inscritos 4554 projetos de todo o país, limitados a 10 por proponente, e escolhidos respeitando a proporção prevista em regulamento de pelo menos 10% de representatividade de cada região. Além disso, a CAIXA priorizou o apoio a artistas em ascensão ou iniciantes e estes representam 80% do total de projetos aprovados.

Para o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, “o incentivo do banco estimula o crescimento da produção cultural nos quatro cantos do Brasil. O investimento ratifica o compromisso da CAIXA em criar valor para toda a sociedade brasileira oferecendo lazer, entretenimento, oportunidades e inclusão”, comenta.

O processo de seleção envolveu etapas de avaliação por equipe técnica da CAIXA e por consultores externos com reconhecimento no meio cultural. Para definir os projetos selecionados, o banco buscou adequação à sua identidade institucional, pautando-se na promoção à cidadania, na ética e no desenvolvimento sustentável. Foram considerados aspectos técnicos quanto à qualidade dos projetos, contrapartidas oferecidas ao patrocínio e características como inclusão social, desenvolvimento humano, valores nacionais, democratização, pluralidade, inovação e interatividade.

Caixa Cultural Salvador – Para a unidade da Caixa Cultural Salvador, foram selecionados projetos de artes visuais do artista plástico hiper-realista Giovani Caramelo e do Grupo Tapetes Contadores de Histórias. Além da mostra coletiva Entre o Aiyê e o Orun, que reúne obras de artistas como Carybé, Mário Cravo Jr. e Jayme Figura.

Dentre os artistas de música selecionados, destacam-se a parceria entre Ellen Oléria e a banda baiana OQuadro, o espetáculo infantil do cantor Saulo e o show em que o rapper Rael canta o repertório de Vinicius de Moraes. No segmento teatro, a montagem infantil GIBI e o monólogo Bispo, do ator João Miguel, também foram selecionados.

O resultado ainda contemplou projetos de vivências como Cordelizando, OSBACuri e Caixinha Literária. A programação, entretanto, somente será concretizada mediante apresentação da documentação exigida e de manifestação de concordância por parte das produções dos artistas.

Cartilha de Patrocínios – A CAIXA disponibilizou a sua cartilha de Patrocínio, com as diretrizes do banco para apoio a eventos e projetos nas modalidades cultural, negocial e esportivo. O download da cartilha pode ser feito no endereço: www.caixacultural.gov.br/cadastrodownloads1/Cartilha_de_Patrocinio_2019.pdf

Comentários estão fechados.