Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Caixa e BB procuram familiares de falecidos para sacar dinheiro de cotas do PIS

Caixa e BB procuram familiares de falecidos para sacar dinheiro de cotas do PIS
Caixa e BB procuram familiares de falecidos para sacar dinheiro de cotas do PIS

Caixa e BB procuram familiares de falecidos para sacar dinheiro de cotas do PIS.

A Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil estão procurando 10 milhões de pessoas em todo o país para entregar o dinheiro das cotas do PIS/Pasep. São 22 bilhões que já estão liberados para saque, porém, muita gente não sabe. Falecido também tem direito, através de familiares.

Todos poderão sacar as cotas nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal em todo território brasileiro, inclusive os familiares de quem já morreu.

Essa liberação das cotas do PIS/Pasep é fruto da Medida Provisória 889/2019. A liberação das cotas do PIS é diferente do pagamento anual do abono salarial do PIS, que o calendário 2019/2020 começou no final de julho.

Qual idade para sacar o dinheiro?

No caso das cotas do PIS/Pasep, os recursos ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade, ou seja, pessoas de todas as idades poderão sacar o dinheiro.

Qual o prazo para sacar?

Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro, que já está liberado.

E quem já morreu, a família pode sacar o dinheiro?

Pode sim! Segundo o ministério, as novas regras previstas pela MP facilitam ainda o saque para herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Segundo a Caixa, no caso de morte do beneficiário, o saque pode ser feito a qualquer momento, em qualquer agência, desde que os representantes legais apresentem a documentação necessária.

Quais documentos:

  • É necessário apresentar declaração de consenso entre as partes;
  • E declaração de que não há outros herdeiros conhecidos.
  • Alem de documentos pessoais dos herdeiros

Como consultar quem tem Contas do PIS a receber?

As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. A consulta sobre a existência de saldo disponível para saque deve ser feita no endereço eletrônico www.caixa.gov.br/cotaspis com o CPF e da data de nascimento do cotista falecido ou o número da inscrição PIS dele.

Como sacar o dinheiro

Os saques das cotas do PIS com valor até R$ 3 mil podem ser feitos com o Cartão do Cidadão e a senha Cidadão nos terminais de autoatendimento, nas unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto. Os valores acima de R$ 3 mil e de cotistas que não possuem Cartão do Cidadão e senha devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

O beneficiário legal, na condição de herdeiro, pode comparecer a qualquer agência da Caixa portando documento oficial de identificação com foto e outro que comprove sua condição de sucessor para realizar o saque.

O representante legal do cotista está apto a retirar o saldo, mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque das Cotas do PIS.

Comentários estão fechados.