Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Caixa e INSS alertam sobre novo golpe em aposentados e idosos em meio ao coronavírus

Caixa e INSS alertam sobre novo golpe em aposentados e idosos em meio ao coronavírus
Caixa e INSS alertam sobre novo golpe em aposentados e idosos em meio ao coronavírus

Caixa e INSS alertam sobre novo golpe em aposentados e idosos em meio ao coronavírus.

Muitos pessoas estão sem sair de casa por conta da situação de epidemia causada pelo COVID-19 (Coronavírus). Assim, é importante que os consumidores, em especial aposentados e pensionistas do INSS estejam atentos para não cair em golpes ou fraudes.

A Caixa Econômica Federal revelou um dos principais golpes do momento, onde as principais vítimas são idosos, aposentados e pensionistas do INSS.

Veja também: O que fazer para receber auxilio emergencial de R$ 200 do governo

Entenda o golpe

De acordo com a Caixa, é preciso muita atenção ao golpe do motoboy, em que o criminoso liga se passando por um funcionário do banco, INSS ou da administradora de cartões, inclusive, informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade.

O criminoso afirma que o cartão foi clonado ou que há compras suspeitas, sendo necessário o cancelamento do cartão. Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta a cortar o cartão ao meio que um motoboy irá buscar o cartão supostamente destruído, para segurança da operação.

Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais. Diante do perigo, listamos algumas dicas de prevenção:

Veja mais: 11 mudanças urgentes feitas pelo INSS que todo aposentado precisa saber

O que fazer?

  1. Caso você desconfie de alguma ligação vinda da Caixa, desligue o telefone e retorne para a Central de Atendimento Cartões Caixa, ligando de outro número de telefone. Os números podem ser encontrados no site da Caixa ou no verso do seu cartão.
  1. Fique atento se for solicitado o recolhimento de cartões: a Caixa nunca recolhe cartões bancários, mesmo que inutilizados. Também não é uma prática do banco pedir que o cliente digite ou informe​ senhas.
  1. Se precisar jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém.

Se ligue: Projeto proíbe cortes de água e luz durante pandemia

Com a adoção dessas medidas simples, podem ser evitados vários transtornos. É necessário muito cuidado antes de informar dados pessoais ou bancários na internet, além de se certificar de que está acessando páginas confiáveis.

A Caixa não recolhe cartões destruídos. No caso de ligações oferecendo motoboy para buscar o cartão na residência, desconfie e não forneça nenhuma informação. Não confirme dados como número de cartão e CVC (código de verificação de cartão) quando solicitado e também não clique em links enviados em nome da Caixa. A instituição não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Caso perceba algo estranho ou duvidoso em nome da Caixa, entre em contato através do endereço: [email protected].

Comentários estão fechados.