Calendário oficial do PIS 2015 – Saiba como consultar seu PIS 2015

Saiba mais detalhes

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Este ano por conta da crise econômica que o país está passando o pagamento está sendo feito de maneira diferenciada. Antes o pagamento começava em julho e terminava em dezembro, quem tivesse algum problema poderia receber até final de junho do próximo ano, mas conta conta do ajuste fiscal do Governo Federal dividiu o pagamento em 9 etapas.

Antes de saber o dia do Pagamento do PIS-2015, é bom saber se tem direito a este abono salarial.

Quem tem direito ao abono salarial?

​O Abono Salarial equivale a um salário mínimo e o pagamento é efetuado conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

Para ter direito, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores que tem direito podem sacar o PIS (Programa de Integração Social) ou o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Publico).

Para quem tem conta na CAIXA o pagamento acontece conforme calendário.
Para quem não tem conta na CAIXA ou por algum outro motivo não possa receber na conta, o pagamento do PIS também há uma data definida no calendário.

Como já foi dito aqui varias vezes sobre as novas regras do PIS 2016, no próximo ano o pagamento não será integral no valor de um salário minimo para todos.

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa Econômica Federal. No caso de correntistas, o crédito é feito em conta. Os inscritos no PIS que tiverem o Cartão do Cidadão com senha cadastrada também poderão fazer o saque em casas lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Será preciso apresentar um documento de identidade e o número do PIS.

Sem o cartão cidadão o cidadão deve ir a agencia com o numero do PIS, e algum documento de identificação com foto, como carteira de habilitação, carteira de identidade ou carteira de trabalho.

Veja abaixo o calendário oficial da CAIXA: