Camaçari é a quarta cidade mais violenta do Brasil

Autor: Redação

Publicada em


O Brasil é líder mundial em números absolutos de homicídios e ocupa o 11º lugar no ranking de assassinatos a cada 100 mil habitantes.  A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, aparece na quarta posição com 81,8 mortes a cada 100 mil habitantes. O levantamento é do Observatório de Homicídios, plataforma de visualização de dados online lançada nesta quarta-feira, 06, pelo Instituto Igarapé, organização sem fins lucrativos com sede no Rio.

No Brasil, a cidade que lidera o ranking é Ananindeua, a 19 quilômetros de Belém (PA), com 125,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar aparece Maceió (89,9), seguida por Serra (ES), com 89,4, Camaçari (BA), com 81,8, e Fortaleza, com 76,8. O Rio ficou na 71ª posição. São Paulo, na 88ª. Alagoas é o Estado com maior índice de homicídios: 64 a cada 100 mil habitantes, enquanto Santa Catarina tem o menor, 12,8.

Os números não consideram mortes relacionadas com operações militares, conflitos armados e guerras, seguindo critério do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC).

Para os países com dados disponíveis, o Observatório de Homicídios informa estatísticas sobre gênero e idade das vítimas, além da arma usada no crime. No Brasil, cerca de 92% das vítimas eram homens e 54% tinham entre 15 e 29 anos, sendo o homicídio a principal causa de mortes nesta faixa etária. Em todo o mundo, houve 437 mil homicídios em 2012, sendo os homens 78,7% das vítimas.

Fundado em 2008, o Instituto Igarapé atua nas áreas de segurança, política sobre drogas e cooperação internacional. A principal fonte de dados do Observatório de Homicídios foi o UNODC, além dos governos e organizações não governamentais locais.