Camaçari terá TV aberta municipal

Autor: Lenielson Pita

Publicada em


Na próxima quarta-feira (16/03), às 9h, no auditório da Segov (Secretaria do Governo), no Centro Administrativo, acontece o Seminário Canal da Cidadania – Implantação da emissora de televisão da Prefeitura de Camaçari. Desafios e perspectivas da TV Digital aberta municipal. Entre os objetivos do evento está a apresentação do processo de aquisição de outorga do canal. O seminário é aberto a toda sociedade.

A migração do sinal analógico para o digital, formação do conselho local, alcance, canais comunitários e iniciativas de financiamento serão alguns dos assuntos abordados por Octávio Pieranti, coordenador-geral de Avaliação de Outorgas do Ministério das Comunicações, e Pola Ribeiro, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da Administração Pública, direta e indireta, em âmbito federal, estadual e municipal e por entidades das comunidades locais, dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T).

A busca pelo exercício da cidadania e da democracia, o diálogo entre as diversas identidades culturais e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura são os principais objetivos a serem atendidos, que também vai fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local e regional e atuar na prestação de serviços de utilidade pública.

Para isso, o Canal da Cidadania vai fazer uso da multiprogramação possibilitada pela TV digital. Serão quatro faixas de conteúdo: a primeira para o Poder Público municipal, a segunda para o Poder Público estadual e as outras duas para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local.

Lenielson Pita