Câmara de Simões Filho aprova bolsa-auxílio de R$ 724,00 para os jovens vereadores

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


A Câmara Municipal de Simões Filho apreciou 22 matérias na sessão da última terça-feira (18/06). Entre os Projetos de Lei aprovados por unanimidade, destacam-se o PL nº 010/2019, que concede bolsa-auxílio para os jovens do Programa Jovem Vereador.

A proposta prevê a alteração de artigos da “Lei n° 1106/2018 no intuito de ampliar o rol dos participantes do programa a fim de permitir a participação de todos os estudantes das escolas simõesfilhenses. Além disso, amplia a finalidade pedagógica do programa, assegurando aos 19 jovens aprovados a concessão de bolsa-auxílio no valor de R$ 724,00 concedida mensalmente para contribuir com a formação educacional e cidadã dos estudantes pertencentes do município regularmente matriculados na rede pública e privados no município durante um ano de mandato simbólico do Jovem Vereador. A bolsa será concedida até o término do mandato do Jovem Vereador. Para o recebimento do benefício, é imprescindível a participação dos Jovens Vereadores em todas as atividades do Legislativo no referido programa”, diz o texto da proposta.

Na discussão do projeto, o vereador Jailson ‘’Jajai’ (PP) ressaltou que a iniciativa serve para incentivar os jovens em participar do Legislativo e fazer parte da política de Simões Filho. “É importante essa bolsa por que vai fomentar na ajuda social desse jovem, como também vai aumentar a participação dos jovens. Muitos precisam desse benefício para ajudar na educação dos jovens. Vai ser um incentivo para os alunos se interessarem, que lá na frente, eles vão ver o resultado”, destacou Jajai que lembrou da apresentação de emenda, de sua autoria, para criar cota de participação de mulheres no Programa Jovem Vereador. O vereador disponibilizou inclusive uma mesa em seu gabinete para a Jovem Vereadora apadrinhada pelo edil participar das ações e atividades do Legislativo.

O líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), parabenizou pela Lei Municipal n° 1106/2018 sancionada pelo Executivo que institui o Programa Jovem Vereador. “Que estes jovens tenham uma base para a educação para que possam construir seu futuro”. Na oportunidade, parabenizou também ao Jovem Senador e, atualmente, Superintendente da Juventude vinculado a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar, que representou Simões Filho como Jovem Senador e foi um dos idealizadores deste projeto.

O vereador Deni da Metalúrgica (PSD) declarou voto favorável ao projeto, mas questionou se existe previsão orçamentária para a concessão desse incentivo e se os 19 Jovens Vereadores terão ocupação no período oposto ao horário de escola.

Agora, o PL nº 010/2019 segue para a sanção do Prefeito Diogenes Tolentino (MDB).