Carnaval: saiba como se preparar para aguentar todos os dias de folia

Autor: IG

Publicada em


Carnaval está aí e você já separou fantasia, escolheu os bloquinhos para seguir ou vai defender as cores de sua escola de samba na avenida. E seu corpo está preparado para tudo isso? Cair na folia pode ser uma malhação mais pesada do que a academia!

“A falta de preparo físico pode comprometer a saúde e ocasionar lesões. É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga que pode levar a baixa da imunidade, irritabilidade, mau humor e desidratação, sensações que não combinam com esse momento de alegria e divertimento”, afirma Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech.

Pensando nisso, reunimos dicas de especialistas para você se preparar para o ritmo acelerados dos tamborins no carnaval:

  1. Intensifique o trabalho aeróbico

Segundo ao professora de educação física Luciana Maria da Silva, da rede Just Fit Academias, intensificar o treino aeróbico aumenta a resistência para curtir o samba e ainda ajuda a queimar aqueles quilinhos a mais.

“Os treinos devem ser intervalados e terem, no mínimo, 45 minutos entre a bicicleta e a esteira em velocidade 7 e a respiração precisa ser abdominal, principalmente quando a ideia é manter um bom ritmo”, sugere Luciana.

Para quem frequenta academia, as aulas são ótima opção. Veja os horário, experimente ritmos novos e mande mais calorias embora.

  1. Treine força e resistência

“Os exercícios localizados de força vão ajudar a manter as pernas fortalecidas. Isso não vai deixar o cansaço tomar conta do corpo durante os 5 dias de folia”, diz Luciana. “A força e resistência musculares podem ser desenvolvidas por exercícios estáticos (isométricos) e dinâmicos (isotônicos ou isocinéticos). Os mais recomendados para adultos saudáveis são os dinâmicos e funcionais”, orienta Netto.

O diretor da BodyTech ainda detalha as repetições que devem ser feitas: “6 a 8 repetições é melhor para o desenvolvimento da força e a potência muscular. Em indivíduos acima de 50 anos ou muito sedentários é recomendável fazer de 10 a 15 repetições, o que auxilia na prevenção de lesões”. O ideal é iniciar o treinamento com duas sessões semanais, podendo-se chegar a cinco ou seis sessões, desde que de forma gradual e com orientação do professor.

Netto também indica exercícios que simulem o esforço e os movimentos do folião. “Eles devem ser executados em velocidade controlada, com a máxima amplitude e com uma respiração normal sem bloqueios para evitar o aumento exagerado da pressão arterial”, explica.

  1. Não esqueça do alongamento

Além de fortalecer os músculos e cuidar da parte respiratória para ter fôlego na folia, é preciso se alongar. “Realize os alongamentos para compensar o intenso trabalho a nível muscular”, indica Netto. O exercício traz uma série de benefícios, segundo especialistas: aumento na amplitude articular, funcional, performance muscular e na prevenção e tratamento de lesões.

“Os grupamentos musculares que necessitam de mais alongamento são os flexores dos joelhos, panturrilha e coluna lombar (para a prevenção de lombalgias e melhor desenvolvimento dos abdominais), ombros e a cintura escapular (para a melhora da postura e prevenção de dores ou lesões no pescoço)”, enumera.

  1. Alimente-se e hidrate-se bem

Dançar, pular, caminhar aumenta a temperatura corporal e a combinação de folia, calor e ingestão de bebidas alcoólicas podem provocar desidratação. “A falta de água no organismo pode causar câimbras, perda de coordenação e redução da performance. A água ajuda a manter o equilíbrio dos ácidos, regula a pressão sanguínea, controla a temperatura do corpo e ajuda a eliminar as impurezas”, explica Netto. “Cerca de 60% de nosso organismo é constituído por água“, lembra a professora da Just Fit.

“É importante beber muita água, sucos de frutas, água de coco. A ingestão de água também ajuda a combater os sintomas da ressaca, dor de cabeça e o famoso mal estar do dia seguinte”, completa Netto.

Vale também apostar em alimentos leves, com carboidratos integrais, fibras e proteínas magras, segundo Luciana.

  1. Durma

Durante o carnaval você quer é de divertir, mas lembre-se de dormir também. A privação de sono vai se refletir em menos energia para a folia e pode aumentar os níveis de estresse.

Fonte: IG