Carteira de Trabalho Digital: o que muda e como acessar documento online

Autor: Educa Mais Brasil

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Carteira de Trabalho Digital já é uma realidade para os trabalhadores brasileiros. O novo documento estava previsto na Lei da Liberdade Econômica e disciplinado pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Agora, será possível substituir a carteira física pelo documento digital. O objetivo é reduzir a burocracia e diminuir os custos.

O que muda com a Carteira de Trabalho Digital

O aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) está disponível desde 2017. Entretanto, o documento físico ainda era indispensável, não podendo ser substituído. Com as novas regras, a CTPS digital poderá ser utilizada como documento oficial. Basta o trabalhador informar o número do seu CPF no momento da contratação. Já as empresas devem utilizar o sistema eSocial para fazer as anotações outrora realizadas na carteira física.

As empresas que ainda não utilizam o eSocial ainda precisarão da via física da carteira. A ideia é que posteriormente todas as organizações utilizem somente o ambiente virtual para os procedimentos da CTPS.

Como acessar o novo documento online

Para consultar a Carteira de Trabalho Digital basta acessar o site específico do Governo e habilitar o documento através da criação de uma senha de acesso. Confira o passo abaixo:

  1. Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego 
  2. Clique em ‘obter’ na aba de Carteira de Trabalho Digital, e em seguida em solicitar
  3. Vá em ‘Quero me Cadastrar’ caso não tenha habilitado o documento
  4. Informe os dados solicitados e crie uma senha de acesso

Quem não conseguir gerar a senha de acesso deve solicitar a carteira digital pelo Internet Banking do seu banco (Caixa ou Banco do Brasil) ou procurar uma unidade do Ministério da Economia. Para saber mais informações acesse o site do governo.

Do Educa Mais Brasil