Casa da Música de Itapuã comemora aniversário com eventos

Autor: Débora Souza

Publicada em


Um dos espaços culturais administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em Salvador, a Casa da Música, às margens da lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, celebra os dez anos de Sarau de Itapuã, com mais uma edição, nesta segunda-feira (21) às 18h, apresentando atrações especiais como o cantor cubano Alexey Martinez, um dos participantes da quinta temporada do The Voice Brasil e destaque nacional ao interpretar músicas latinas.

A entrada é franca e classificação livre. No evento também se apresentam o mestre capoeirista Tyko Kamaleão, da Casa Clandestina Capoeira Mutações, apresenta a ginga ancestral com a Roda de Capoeira Holística, o grupo Os Andrade´s, com o repertório clássico do samba, MPB e forró, e o compositor e cantor Moacy Mendes.

Nesses 10 anos ininterruptos de programação do sarau, foram realizados 240 encontros culturais, promovendo o acesso à arte e enriquecendo a produção local. Para o coordenador do espaço cultural, Amadeu Alves, a programação tem papel fundamental na revitalização do bairro. “Vem sendo de grande valor no trabalho de revitalização cultural do bairro de Itapuã e especificamente na famosa Lagoa do Abaeté, voltando a ser visitada por famílias e pessoas de todas as idades interessadas em cultura”.
O Sarau de Itapuã é uma realização da Casa da Música (Secult), em parceria com a Independência Musical Associada (IMA). O evento quinzenalmente, às segundas-feiras, com um formato que permite a participação interativa do público em uma série de atividades.

Espaços Culturais

A Secult mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis no site da iniciativa.

Fonte: Ascom/ Secretaria de Cultura do Estado (Secult)