Central de Atendimento do Detran volta a funcionar em horário normal

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Com o fim do horário de verão em Brasília, onde funciona o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a partir da próxima segunda-feira (7), a Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), localizada na Avenida ACM, em Salvador, volta ao horário normal de funcionamento – das 8h às 16h.

“Os usuários que precisam realizar serviços relacionados a veículos devem, antes, verificar se eles estão disponíveis pela internet ou celular, evitando se dirigir ao órgão”, orienta a coordenadora da Central, Alba Valéria Coelho. O portal e o aplicativo Detran.BA Mobile para smartphones disponibilizam consultas de histórico no trânsito, emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Licenciamento e Registro do Veículo (CLRV), entre outros serviços.

O setor de protocolo do órgão, que tem sido muito procurado nas últimas semanas em decorrência da apresentação de defesa no processo de suspensão do direito de dirigir, funciona também das 8 às 16h. A média de atendimento tem sido de 600 a 700 usuários por dia. “É rápido, no máximo, dois minutos”, diz a coordenadora Riza Maria Queiroz. O vigilante Celso Souza Lima, 30 anos, que aguardava a vez de ser atendido, enfatizou que, “apesar da fila, devido ao prazo para a entrega da defesa, o atendimento está sendo rápido e compensa a espera”.

Para apresentar a defesa, o condutor precisa preencher o requerimento único disponibilizado pelo órgão e anexar à justificativa cópias do RG ou CNH, CRLV e notificação ou extrato da multa. Os postos do SAC e as unidades descentralizadas do Detran no interior do estado também estão recebendo os documentos.