Cezar Diesel se encontra com Líder do Governo e articula criação de curso de capacitação para mototaxistas de Simões Filho

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


O empresário e pré-candidato a prefeito Cezar Diesel (PT) se reuniu com o Deputado Estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT) e solicitou apoio do parlamentar para a implantação do curso de Capacitação para os Mototaxistas na cidade de Simões Filho.

De acordo com Cezar Diesel, foi solicitado ao Deputado Rosemberg (PT) o apoio na implantação de um centro que ofereça a estes profissionais o curso de Capacitação para Mototaxistas que tem uma carga horaria mínima de 30 horas, que venha abordar temas que tratam sobre ética, cidadania, legislação, gestão do risco sobre duas rodas e transporte de cargas (o curso tem validade de cinco anos).

Ainda segundo Cezar Diesel, o objetivo é atender a legislação vigente, dar segurança jurídica e contribuir para a organização desta classe de trabalhadores.

“Foram pautadas demandas importantes da cidade principalmente nas questões de mobilidade urbana, que é atualmente um dos grandes problemas enfrentados pela população”, pontuou Cezar.

“O deputado se comprometeu em ajudar na elaboração e implantação do projeto, buscando parcerias com instituições já instaladas em Simões Filho e que deverá contar com outros serviços de apoio aos mototaxistas. Um gesto de reconhecimento do valor e da importância destes profissionais, além de dar segurança a todas as pessoas que utilizam o transporte deste modal na cidade”, completou o empresário.

A reunião também contou com a participação do líder comunitário Jairo Ramos (o popular Jairinho) e de Camamu (Presidente do PT em Simões Filho).

Os mototaxistas

A profissão de mototaxista foi regulamentada pela lei 12.009/2009, pelas resoluções 356 e 410 do CONTRAN – Conselho Nacional de Transito, que orienta sobre a importância da utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), manutenções periódicas, documentação do veiculo e comprovante de aprovação em curso especializado. Em Simões Filho, a Lei 009/2018 regulamenta a profissão na cidade.

Os mototaxistas representam uma parcela significativa da composição do transporte coletivo da cidade, além de gerar emprego e renda para mais de 800 famílias. Os serviços prestados por estes profissionais são bem diversificados, vão desde o transporte de passageiros e encomendas diversas a atividades administrativas operacionais. Com o grande diferencial de ser uma opção rápida e segura para quem precisa de agilidade.

VEJA MAIS NOTÍCIAS