Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Chá verde, camomila, hibisco: 10 tipos de chás

Chá verde, camomila, hibisco: 10 tipos de chás
Chá verde, camomila, hibisco: 10 tipos de chás

Existe bebida que mais combine com paz e bem-estar do que os chás? Relaxantes, revigorantes, nutritivos e saborosos, seus mais diversos tipos são considerados, até mesmo, remédios e/ou calmantes naturais. Por isso, essa bebida milenar está muito presente no dia a dia de quem deseja manter o organismo equilibrado. Seja quente ou gelado, o chás são sempre boas escolhas quando o assunto alimentação saudável! Conheça os 10 tipos mais tradicionais de chás e os seus benefícios.

Seja de folhas, ervas, flores, raiz ou sementes, existem chás dos mais variados tipos e gostos! Além de serem bebidas altamente saudáveis e naturais, eles possuem peculiaridades para cada necessidade do organismo, por exemplo: podem ser antioxidantes, energizantes, diuréticos, calmantes e expectorantes. A nutricionista Carolina Xavier separou uma lista de 10 tipos de chás que podem ser acrescidos na nossa rotina e as propriedades de cada uma dessas bebidas. Confira:

10 tipos de chás e seus benefícios

1 – Chá verde: Um dos mais conhecidos e talvez, mais utilizado em uma alimentação saudável, a bebida possui efeito diurético, propriedades antioxidantes, ajuda a acelerar o metabolismo e atua na redução do colesterol: “Ideal para quem deseja queimar calorias e diminuir inchaço. Porém, contém cafeína e tem que ser usado com moderação. Deve ser evitado por quem tem sensibilidade ao componente”, explica a profissional.

2 – Hibiscos: Também utilizado por quem deseja diminuir as medidas, o chá de hibiscos é preparado com a flor da planta e se destaca por ser consumido, na maioria das vezes, frio. Suas propriedades incluem ser diurético, ajudando no funcionamento dos rins, a alta presença de agente antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das célula. Segundo Carolina Xavier, o chá de hibiscos é indicado para acelerar o metabolismo e para diminuir a retenção de líquidos.

3 – Alfazema: Depois de um dia estressante e cheio de atividades, nada melhor do que um chá para acalmar e nos proporcionar uma noite relaxante! Para isso, invista no chá de alfazema! Com função calmante e antidepressiva, a bebida é muito utilizada para combater a insônia, dores de cabeça causadas por tensão e o estresse.

4 – Camomila: Assim como o chá de alfazema, a camomila é ainda mais tradicional para acalmar. “Possui propriedades levemente sedativa, contribui para aliviar dores e tônica para os nervos. É muito usada para combater a ansiedade, insônia, indigestão, cólicas menstruais, flatulência e dores causadas por gases”, explica a nutricionista.

5 – Erva-doce (funcho): Além de ser uma receita certa da vovó para acalmar os ânimos, o chá de erva-doce também possui ação diurética e anti-inflamatória no organismo. Seu consumo é muito utilizado para melhorar o processo digestivo e para combater o excesso de flatulência. Para as mulheres que sofrem com as cólicas no período menstrual, o chá de erva-doce também pode ser um bom aliado.

6 – Tanchagem: Com propriedades medicinais e efeito cicatrizante, o chá da folha é uma boa opção para combater as doenças crônicas, tal como a bronquite, além de diminuir as alergias e tosses. Possui efeito levemente expectorante e também é utilizado para a cura de úlceras e feridas, ajudando no processo de cicatrização.

7 – Sálvia: Aliado da saúde feminina, já que ajuda no combate às cólicas menstruais e no alívio dos sintomas da menopausa, o chá de sálvia também é conhecido por favorecer o trânsito intestinal, favorecer uma boa digestão e diminuir a quantidade de gases. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, possui propriedades antisséptica e anti-inflamatória, sendo muito utilizado para o tratamento de aftas, garganta irritada e laringite, fazendo-se gargarejo.

8 – Salsinha: A salsa já é muito utilizada na culinária como tempero, porém, ela também pode ser utilizada como chá, sendo muito benéfica para nossa saúde. Com efeito diurético e antioxidante, a bebida pode ajudar a favorecer uma boa digestão além de ser utilizada para controlar a retenção de líquidos e ajudar na limpeza dos rins.

9 – Melissa: De sabor doce, o chá de melissa é extremamente saboroso e pode ser incluído em diversos momentos do dia. É uma ótima opção de bebida para combater a depressão, o estresse acumulado, a ansiedade e até a insônia. Suas propriedades possuem efeito calmante e hipotensiva, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

10 – Hortelã: Refrescante, saboroso e saudável, o chá de hortelã é muito utilizado para favorecer uma boa digestão, diminuir os enjoos e vômitos. “Possui propriedades anti-espasmódica e digestiva e pode ser usado para gripes, resfriados, indigestão, flatulência e falta de apetite”, finaliza a nutricionista.

Restrições – Para as mulheres gestantes, antes de inserir a bebida no seu dia a dia, é necessário e imprescindível consultar o médico antes, visto que algumas plantas e flores podem ter efeito abortivo.

*A nutricionista Carolina Xavier é pós graduada em nutrição esportiva e estética e maiores dicas e informações podem ser conferidas no seu blog: www.transbordesaude.com

Comentários estão fechados.