Chefe da OMS se irrita e manda recado à líderes mundiais: “basta. Já chega!”

Autor: Aratu On

Publicada em


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyeus, pediu um “basta” por parte de lideranças políticas em relação ao avanço de casos do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (12/6), ele tomou a palavra durante a coletiva de imprensa em Genebra e deu um recado a presidentes e chefes-de-governo. “Basta. Já chega”, reclamou. “O mundo está dividido”, alertou.

No total, são mais 7,5 milhões de casos do coronavírus pelo mundo. “Esse é um vírus perigoso e precisa acabar”, disse, segundo o Uol. Tedros acredita que o vírus apenas será freado quando houver união nacional e solidariedade internacional.

“O vírus invisível está causando caos. Precisamos impedir que o vírus encontre espaço para proliferar. Caso contrario, com aumento do casos que vemos, o vírus está só começando e vai continuar a causar caos”, alertou. “Já chega”, insistiu.

Segundo ele, se 400 mil pessoas já morreram, o impacto sobre a renda de milhões de pessoas será ainda maior. “Milhões perderam empregos e sabemos que muitos perderam renda”, disse. Tedros pediu que os líderes dos países adotem “humildade para sair do problema” e que superem divisões partidárias.

“Ou nos unimos para enfrentar um inimigo comum ou deixaremos que o medo, suspeita e irracionalidade nos dividam”, completou.