Cinco formas de deixar o seu cabelo perfeito com azeite extra virgem: saiba como usar

Cinco formas de deixar o seu cabelo perfeito com azeite extra virgem: saiba como usar
Cinco formas de deixar o seu cabelo perfeito com azeite extra virgem: saiba como usar

Cinco formas de deixar o seu cabelo perfeito com azeite extra virgem: saiba como usar.

A versatilidade do azeite de oliva extra virgem não é uma novidade. Mas, você sabia que além de harmonizar com diversos pratos, o azeite de oliva extra virgem é capaz de hidratar e dar brilho aos cabelos? Rico em ácidos graxos e vitamina E, o ingrediente é um ótimo aliado para deixar o fio nutrido, leve e macio. Além disso, ele contém propriedades calmantes e regenerativas que ajudam a estimular o crescimento.

O azeite de oliva extra virgem também minimiza o frizz, o volume, as pontas duplas e ajuda a evitar a queda. Por ter uma composição natural, ele é excelente para revitalizar os fios maltratados pelos produtos químicos.

Confira cinco formas de deixar o seu cabelo perfeito com o auxílio do azeite de oliva extra virgem:

1) Hidratação capilar

Misture partes iguais de azeite de oliva extra virgem Verde Louro com óleo de coco e aplique por todo o couro cabeludo e fios do cabelo. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com bastante água fria. Repita seu uso 2 ou 3 vezes por semana.

2) Máscara para pontas ressecadas

Faça uma mistura com um ovo, uma colher de sopa de vinagre e duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem Verde Louro. Aqueça a mistura, mas não deixe ferver. Espere esfriar e então aplique sobre as pontas duplas. Remova depois de meia hora e lave o cabelo como de costume.

3) Umectação com azeite de oliva

A umectação capilar nada mais é do que passar o azeite de oliva extra virgem Verde Louro puro no cabelo. O famoso “banho de óleo”. Você pode escolher entre a versão normal ou aquecida. Para a aquecida, você só precisa esquentar um pouco o azeite de oliva (em banho-maria) e aplicar nos fios secos de mecha em mecha. Deixe agir por no mínimo 1 hora antes de enxaguar.

4) Máscara para cabelos maltratados

Misture três colheres de azeite de oliva extra virgem Verde Louro com uma colher de mel orgânico e aplique a mistura sobre os cabelos. Cubra os fios com uma touca de banho e deixe agir por 40 a 50 minutos. Enxágue com água morna e repita o processo uma vez por semana.

5) Deixe o cabelo brilhoso

Prepare uma máscara com um abacate maduro, uma gema de ovo e duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem Verde Louro. Misture os ingredientes até que vire um creme igual. Umedeça o cabelo com água morna e aplique a máscara.

Para ter um efeito ainda melhor é possível usar técnicas de calor. Você pode enrolar o cabelo em uma toalha e usar o secador por 10 minutos. Outra opção é deixar por 15 minutos em uma touca térmica ou por 35 minutos apenas no plástico filme. Isso vai garantir mais brilho para os seus fios.

Como utilizar o azeite extravirgem nos cabelos?

Principalmente para as mulheres que estão sempre buscando alguma novidade para inovar nos cuidados dos cabelos, o azeite é uma ótima opção de repor os nutrientes que os fios precisam. A vlogger e cabelereira Lu Carrilho explica que o azeite pode ser usado sem restrições: “A umectação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, embora nos cabelos crespos a necessidade seja maior”, explica a profissional que esclarece mais algumas dúvidas para a prática. Confira!

– Como passar o azeite no cabelo? Existe alguma técnica?

“Não existe nenhum segredo para o momento da aplicação do azeite. Coloque uma porção na palma da mão e vá enluvando o cabelo, mecha por mecha….para cada mecha, uma nova porção do azeite.”

– Quais são os benefícios para os fios?

“Os benefícios da umectação com azeite são muitas. É um excelente emoliente natural que garante brilho, maciez e vitalidade aos fios. Repõe nutrientes e combate o frizz e a aspereza. Para quem usa coloração, o uso do azeite prolonga uma cor mais viva por mais tempo, já que ele é também um oxidante natural e proporciona também o rejuvenescimento da fibra capilar evitando fissura nos fios, prevenindo assim, futuras quebras do cabelo.”

Quais os cuidados devemos tomar na hora de passar azeite nos cabelos?

Segundo Lu Carrilho, embora os benefícios do azeite no cabelo sejam muitos, devemos tomar alguns cuidados no momento de fazer a umectação. Veja um passo a passo de como proceder:

– Se seu cabelo for naturalmente oleoso, não passe o azeite na raiz. Concentre-o apenas no comprimento e pontas. Caso seu cabelo seja ressecado, com o que restou de azeite nas mãos após enluvar os cabelos, faça uma massagem no couro cabeludo, usando apenas as pontas dos dedos.

– Certifique-se de retirar todo o azeite ao lavar o cabelo. Se for necessário, lave com shampoo por 3 vezes.

– Para potencializar o efeito do azeite, você pode pré aquecê-lo em banho maria para que os seus nutrientes ajudem ainda mais no selamento das cutícula (não deixe esquentar muito. Use-o morno).

– A dica mais importante de todas: O azeite tem que ser extravirgem. Muitos azeites levam esse rótulo, porém não são extravirgem na verdade. Pesquise antes de comprar o seu.

Redação, com informações dos sites:

*Verde Louro Azeites
*Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Veja mais