CNH Digital 2019: saiba quem tem direito a fazer o documento de graça

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


CNH Digital 2019: quem tem direito a utilizar o serviço de graça
Foto: Detran

Se você é um dos mais de 30 milhões de brasileiros com a versão mais recente da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá gerar e utilizar gratuitamente a Carteira de Habilitação Digital nos tablets ou nos celulares. E o melhor, sem pagar nada e sem precisar ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

CNH impressa será substituída pela CNH digital?

Não será. Não é exatamente uma substituição para o documento de papel. Quem prefere andar com a versão impressa, também poderá solicitar uma, pois o documento não deixará de ser emitida em papel. Sendo assim, o motorista segue tendo duas opções: apresentar a sua CNH digital ou o documento de papel.

Como usar a CNH digital

O processo para ter sua CNH  Digital é simples e já está ao alcance. Basta baixar o aplicativo CNH digital, disponível sem custos pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS). Entretanto, para conseguir usar o serviço, é necessário ter a versão da CNH impressa emitida a partir de 2 de maio de 2017. Data em que se passou a incluir o QR Code no documento.

LEIA MAIS: Correção do FGTS pode restituir valores de 1999 a 2013; quem tem direito?

Vale a pena fazer a CNH digital?

Com a CNH-e, o motorista pode esquecer em casa o documento impresso e dirigir tranquilo. Além disso, também terá um documento de identificação em seu celular, pois a CNH digital possui a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito. O documento fica acessível mesmo sem internet, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

CNH Digital 2019: quem tem direito a utilizar o serviço de graça
Foto: SFO

Veja o passo a passo para tirar a CNH Digital de graça

Baixe o aplicativo CNH digital, disponível sem custos pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS). Após realizar o download, o condutor receberá um e-mail de confirmação e, com ele, deverá realizar o login na aplicação e clicar em “adicionar documento”. Depois do processo inicial, três opções serão oferecidas: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado”. Para realizar tudo pelo dispositivo, é necessário clicar em “pelo celular”.

PASSO A PASSO

Passo 1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Na página inicial, digite seu CPF e toque em “Avançar”. Depois, preencha o formulário, crie uma senha e selecione “Cadastrar”;

Passo 2. Para prosseguir, é preciso aceitar os Termos de Responsabilidade ao selecionar a opção “Aceito”.

Passo 3. Após validar o cadastro no e-mail, volte ao aplicativo CNH Digital e digite seu CPF novamente. Em seguida, informe a senha que acabou de cadastrar. Finalize em “Entrar”;

Passo 4. Após entrar na conta, toque no ícone de “+”, no canto superior direito. Em seguida, escolha a opção “CNH Digital”;

Passo 5. Selecione a opção “Validação pelo celular”.

Passo 6. Selecione “Conceder acesso” para autorizar o acesso do app à câmera. Escaneie o QR Code impresso na face interior da sua CNH — a leitura é automática;

Passo 7. Na tela seguinte, vá em “Avançar” para realizar a biometria facial. Clique em “OK” para iniciar e siga os passos indicados na tela.

Passo 8. Informe o número de seu telefone e vá em “Concluir”.

Passo 9. Você finalizou o cadastro. Para visualizar sua carteira de habilitação digital, selecione o item que acabou de cadastrar na tela inicial do app.

Pronto. Sua CNH Digital está ornta sem pagar absolutamente nada por isso.

Fique atento ao funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, e o condutor será autuado.

Clique aqui para saber mais informações sobre a CNH Digital.