CNH Social 2019 está com inscrições gratuitas abertas

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


A primeira etapa de inscrições do programa CHN Social 2019 registrou, até o início da tarde desta segunda-feira (13), mais de 47 mil candidatos inscritos.

Somente neste ano, o programa vai disponibilizar um total de cinco mil vagas para primeira habilitação, adição e mudança de categoria na carteira de motorista.

Quem tem direito ao saque do novo PIS 2019/2020?

A próxima etapa será entre 16 a 25 de setembro. Mas, conforme anunciado pelo governador Renato Casagrande, serão disponibilizadas em quatro anos o total de 25 mil CNH em todo o Estado.

Os interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita devem fazer a inscrição exclusivamente pelo site do Detran do Espirito Santo: www.detran.es.gov.br para concorrer a uma das 2.500 vagas disponibilizadas. As inscrições terminam nesta quarta-feira (15), às 23h59.

Como conseguir sua CNH Digital de graça sem sair de casa?

O diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Marcus Perozini, dá detalhes sobre quem pode participar do programa e ressalta que a iniciativa é um mecanismo para que as pessoas de baixa renda no Estado possam ter acesso ao mercado de trabalho.

“Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – atualizado até o dia 15 de fevereiro deste ano – e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. O candidato precisa estar atento a essas informações na hora de se inscrever no site do Detran|ES. Vale ressaltar que o Órgão já vai registrar em cada CNH oriunda do programa a observação de que o habilitado exerce atividade remunerada”, reforça Perozini.

Pagamento do Bolsa Família pode parar em setembro

Mais oportunidades

O foco desta edição, conforme assinala Perozini, está na capacitação profissional e no aumento da empregabilidade. Para tanto, o CNH Social 2019 tem mais um diferencial: o Governo do Estado ampliou a quantidade de vagas voltadas para a Adição de Categoria A ou B (20%), e Mudança de Categoria D ou E (40%), que são as categorias profissionais, ao passo que a primeira habilitação (A ou B) terá 40% das vagas.

O resultado com os selecionados para a 1ª etapa do CNH Social 2019 será disponibilizado no próximo dia 20 (segunda-feira), a partir das 12h, também no site do Detran|ES.

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas a respeito da CNH Social, envie um e-mail para [email protected].

Saiba quem terá direito ao novo PIS 2019/2020