Comandante de Simões Filho traça plano estratégico para combater criminalidade – confira ações

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


O novo Comandante da PM de Simões Filho, Major Fábio Dias, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10), declarou que está elaborando o planejamento estratégico que visa ampliar as ações para o enfrentamento da criminalidade no município, através, de uma nova filosofia que prima a aproximação com a comunidade por meio de diversas ações.

“A PM de Simões Filho que temos e a que queremos em 2020”, declarou o Major sem aprofundar os mecanismos táticos, mas citou alguns projetos que deverão ser implementados. Ele disse ainda que pretende ativar um profissional de Relações Públicas para fazer o contato direto com imprensa, em benefício da melhoria da comunicação. “Vou querer acertar sempre, mas sempre respeitando as críticas porque quero o melhor da cidade”, pontuou.

Entre as ações que se encontram em curso é a presença dos Tenentes no terreno estabelecendo contato com as lideranças comunitárias para resgatar as bases de apoio operacional. Os esforços garantirão a sinergia entre viatura da PM e Prefeitura para que o povo veja a polícia presente na comunidade.

Segundo a linha de explicação do Major Fábio Dias, a implantação das Bases de Apoio Operacional nas comunidades; irão dinamizar o trabalho da PM, além disso, a inovação reduz significativamente os índices de criminalidade nos bairros, sobretudo, os periféricos.

Ele também revelou que o prefeito Diógenes Tolentino (PMDB), tem dado todo apoio necessário a PM e atualmente, as secretarias estão fazendo um levantamento do cabeamento existente para instalação das câmeras na cidade. Outra ideia defendida pelo Major é colocar policiais em dias de folga para monitorar as câmeras, através, de um pagamento extra.

Um estudo deverá promover em um local próximo à UPA-CIA, a possibilidade de uma viatura fazer um Alfa 18, que é uma viatura fixa no local ( para ampliar a sensação de segurança na localidade. O Major Dias também sinaliza que pretende destacar mais ainda a valorização da PM e implantar policiamento na saída da cidade, na região da Av. Paulo Souto.

Uma das mais importantes ações destacados pelo Comandante tem como objetivo estreitar o contato com as instituições de ensino e com os alunos. O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, ensina nas escolas as técnicas de autocontrole e resistência às pressões de amigos e de traficantes de drogas que tentam induzir os estudantes ao uso de entorpecentes.

“As drogas é o principal problema. Enquanto houver consumidor vai ter oferta e o nosso papel é o controle”, disse. Através do apoio da Comissão Permanente de Segurança da Câmara de Simões Filho, a PM deverá ampliar diversos projetos como teatro, palestras e debates nas comunidades para o enfrentamento da criminalidade e das drogas.

Relacionado ao trânsito urbano, a PM dará o apoio necessário por meio do alinhamento com as secretarias envolvidas com a Mobilidade Urbana e apresentar propostas e soluções quando for solicitada.

Durante entrevista, Major Fábio Dias destacou a necessidade do maior envolvimento sinérgico com a Polícia Civil, a presença do Judiciário, o Conselho Tutelar para cuidar das crianças principalmente à noite e um Conselho Feminino.

“Quero resgatar a Ronda Maria da Penha e quero a polícia próxima das mulheres violentadas. Temos muitas coisas para fazer, mas as ideias vamos amadurecendo; discutindo com a sociedade e juntos vamos subindo os degraus”, concluiu Major Fábio Dias.