Como acabar de vez com a queda de cabelo por estresse

Como acabar de vez com a queda de cabelo por estresse
Como acabar de vez com a queda de cabelo por estresse – © iStock

Como acabar de vez com a queda de cabelo por estresse. Alopecia areata é o nome da doença que causa queda de cabelo por estresse, que atinge de 1 a 2% da população, e pode ser facilmente confundida com calvície. Mas, quais são as diferenças? e Como parar essa doença?

Essa condição está ligada ao emocional da pessoa, e se caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou em outras partes do corpo. Geralmente só tem esse diagnóstico após três meses de um episódio de estresse intenso.

Fim da queda de cabelo: Tratamentos eficazes que também ajudam a crescer

Como funciona

Primeiro que o estresse faz com que nosso sistema imunológico fique contra os folículos o que causa grandes ou pequenas quedas do cabelo.

Assim, o estresse ainda aumenta o cortisol no organismo, o que também leva a queda dos fios. Por isso, é importante lembrar que não adianta cuidar apenas das madeixas se o problema emocional não for tratado. Para combater o problema, é preciso combater também a sua raiz.

4 erros fatais que mais cometemos ao pentear o cabelo diariamente

Ajuda médica

Busque ajuda de um tricologista (dermatologista especializado em doenças do couro cabeludo). O diagnóstico precoce é fundamental para reverter os quadros de alopecia areata.

Geralmente, o tratamento contra queda de cabelo por estresse envolve a ingestão de suplementos vitamínicos ou de remédios vasodilatadores, além da aplicação local de cremes contendo corticosteróides.

Assim como a ajuda de um especialista, o psicólogo é importante para recuperação. Mas se você não pode ter essa ajuda por algum motivo, converse sobre com a sua família, amigos, pessoas que te deem suporte nesse momento.

Cabelão com volume: Alimentos que farão seu cabelo crescer mais forte

Como ajudar a acabar com essa doença 

Invista no fortalecimento do seu sistema imunológico, mas nada de remédios químicos, procure um caminho mais natural. O sistema imunológico normalmente tem envolvimento na raiz do problema.

Comece com uma alimentação rica em vitaminas C (presente na laranja, por exemplo) e E (presente grãos, folhas verdes e óleos vegetais)

Fazer exercícios físicos leves regularmente, garantir boas noites de sono e evitar maus hábitos como fumar ou beber em excesso, tudo isso contribui para sua saúde.

Cebola hidrata cabelo e ainda acaba com caspa e queda; veja como usar

E nessa dieta você pode também incluir alimentos e receitas naturais para fortalecer seu cabelo. Pois, eles ajudam a promover uma mudança de dentro para fora.

Coma alimentos como o salmão que facilita a chegada de nutrientes e melhorar a circulação, já que conta com ácido graxo, ômega 3 e selênio.

A soja também é uma forte aliada no combate à queda de cabelo por estresse porque é uma ótima fonte de proteína que garante que novos fios cresçam sempre que outros caírem.

Saiba quais são os 10 alimentos poderosos contra queda de cabelo

Veja mais