Como afiar lâminas de liquidificador e processador de forma simples e prática

Quem tem o costume de usar liquidificador já sabe que a lâmina tende a ficar cega com o passar do tempo. Isso ocorre devido ao uso excessivo do aparelho – a lâmina perde a eficiência na hora de cortar e triturar alimentos, de modo que precisa passar por uma manutenção. O mesmo serve para lâminas de processadores e mixers, que também podem ficar cegas com o tempo. A seguir veja dicas de como afiar lâminas de liquidificador e processador de forma simples e prática.

Deliciosas sobremesas de liquidificador muito fáceis de preparar

Afie a lâmina do liquidificador com cascas de ovo lavadas e secas

Você sabia que cascas de ovos são ótimas para amolar lâminas de liquidificador e processador? Para isso, não existe nenhum segredo. Em primeiro lugar, lembre-se sempre de guardar as cascas após usar o ovo (em vez de descartá-las, como faria normalmente). Não se esqueça que é preciso lavá-las e guardá-las apenas quando já estiverem secas.

Quando você perceber que a lâmina está cega, já pode recorrer às cascas. Elas devem ser colocadas dentro do copo do liquidificador e batidas, de preferência, na função “pulsar” ou no nível 1 de velocidade (que é mais devagar). Depois de bater as cascas aos poucos, basta remover o farelo e, então, lavar o liquidificador normalmente. É realmente impressionante como essa tática funciona bem e ajuda a tornar o liquidificador eficiente novamente.

Obs.: Para ser sustentável, você pode aproveitar os farelos da casca de ovo para adubar plantas e até mesmo fazer algumas receitas novas na cozinha. Que tal?

Não engorda: 15 opções de doces para comer na sobremesa ou no lanche

Você também pode bater gelo para afiar a lâmina

Algumas pessoas também têm o costume de bater gelo para deixar as lâminas mais afiadas. No entanto, essa tática acaba não sendo tão eficiente quanto a das cascas de ovos. Mesmo assim, vale super a pena incorporar essa dica ao dia a dia – quando for preparar sucos, vitaminas e outras bebidas, por exemplo, tente utilizar gelo para que as lâminas se mantenham mais afiadas.

Em último caso, remova a lâmina da estrutura e use um amolador próprio para afiá-la

Caso a lâmina esteja realmente cega (e as cascas de ovos não resolvam completamente o problema), sempre existe a opção de afiá-la da forma tradicional, como se fosse uma faca comum. Esse método é um pouco mais complicado, pois será necessário remover a lâmina do copo do liquidificador.

>Dez tipos de doces para comer sem medo, pois não engordam; confira

Para soltar a lâmina, você precisa desatarraxar uma peça que fica localizada embaixo do copo (que serve para prender a lâmina). Geralmente, essa peça deve ser girada no sentido horário para sair e, uma vez que estiver desatarraxada do copo, a lâmina também fica solta da estrutura. Caso o seu modelo de liquidificador não seja assim, você pode pesquisar (ou ler no manual) o jeito apropriado de remover a lâmina. Só tome cuidado com todas as pecinhas e preste atenção na forma certa de encaixe. Afinal, após afiar a lâmina, você precisará encaixá-la novamente da forma correta.

Aprenda como preparar o doce de leite de corte e se delicie com o gostinho da roça

Para afiar as lâminas, você precisa usar uma lima ou amolador específico. Lembre-se de passar o amolador por toda a extensão do metal e tome cuidado para não se cortar durante o processo. Após se certificar de que a lâmina está bem afiada, basta colocá-la no lugar de encaixe novamente e prender com a peça que havia soltado antes – não tem erro!

Obs.: Além de aprender a amolar lâminas de liquidificadores e processadores, também é importante saber como lavar esses aparelhos da forma certa. Para tal, você precisa basicamente de detergente, esponja e, em alguns casos, vinagre (para remover cheiros fortes, por exemplo). Fica a dica! Fonte:Casa Prática Qualitá

Veja mais