Como cozinhar macarrão? Esses truques irão ajudá-lo a ter um prato perfeito

Como cozinhar macarrão? Esses truques irão ajudá-lo a ter um prato perfeito
Como cozinhar macarrão? Esses truques irão ajudá-lo a ter um prato perfeito

Como cozinhar macarrão? Esses truques irão ajudá-lo a ter um prato perfeito

A massa é um dos pratos mais práticos de que podemos aproveitar quando não temos muito tempo para cozinhar ou quando temos visitas inesperadas em casa, mas também requer alguns truques para o tornar perfeito e esquecer os preparos muito cozidos ou duros. Ter uma pasta ao dente requer um pouco de paciência, mas não há nada que não possa ser alcançado com algumas dicas de cozinha.

Por ser uma das preparações mais fáceis de combinar, pode-se utilizá-la como entrada ou mesmo como salada se for servida fria. Portanto, se você quer surpreender a todos com suas grandes habilidades na cozinha ou está apenas procurando uma receita simples de cozinhar, aqui estão alguns truques para você conseguir uma massa perfeita.

>>5 benefícios de beber água em jejum todos os dias

O tipo de massa

A escolha do tipo de massa tem um papel muito importante na hora do cozimento, pois se for um produto de baixa qualidade é possível que o resultado final seja uma massa quebrada ou muito pegajosa que acaba apenas como uma bola de massa, sem forma e até sem sabor. Reserve um tempinho para escolher um tipo de massa que seja de boa qualidade e que possa ser adaptada de acordo com o que você deseja cozinhar.

Um exemplo é que a massa com aberturas mais largas é perfeita para mergulhar com molhos, pois estes ficam mais bem impregnados dentro da massa. No supermercado encontra todo o tipo de massa de boa qualidade e preços variados para escolher a que mais lhe convém.

Quantidade de água

Ao cozinhar macarrão, a quantidade exata de água deve ser usada para que a massa fique bem hidratada e principalmente para não grudar no fundo ou nas laterais da panela. Por isso é necessário usar um litro de água para cada 100 gramas de macarrão, o que não deve ultrapassar 2/3 da panela, portanto, deve-se usar um utensílio grande para que a massa tenha espaço suficiente. 

>>Peixe empanado com alho: um Jantar leve e pronto em 15 minutos

Sal

O sal é um dos elementos necessários para dar um toque extra de sabor a qualquer preparação, por isso é aconselhável utilizar entre 12 e 15 gramas (uma colher rasa) por cada litro de água a utilizar. E, acima de tudo, lembre-se que o sal deve ser adicionado assim que a água começar a ferver, não antes, pois se for adicionado à água fria levará muito mais tempo para ferver. 

Cozinhando o macarrão

Como cozinhar macarrão? Esta é uma das dúvidas mais frequentes que os iniciantes na cozinha sempre se colocam e é que às vezes de forma errada a massa é adicionada ao mesmo tempo que a água fria. A maneira correta de adicionar o macarrão para cozinhar é uma vez que a água tenha fervido e o sal se dissolvido, neste ponto despeje o macarrão na panela e continue cozinhando em fogo médio-alto até ferver novamente, neste ponto abaixe o fogo e continua a cozinhar conforme indicado na embalagem. 

Óleo

O óleo é uma parte importante no cozimento da massa, pois adicionar uma colher de sopa de azeite de oliva ao mesmo tempo que a massa fará com que ela não grude na panela, facilitando o cozimento. Este truque é muito útil na hora de cozinhar massas secas ou longas, pois são as que mais tendem a aderir às panelas durante o tempo de cozimento. 

>>Técnicas infalíveis para limpar suas panelas e deixá-las como novas

Tempo de cozimento

Cada tipo de macarrão possui instruções em sua embalagem que podem ser seguidas ao pé da letra para aproveitar ao máximo seu sabor e textura, mas deve-se levar em consideração que esse tempo começa a ser medido a partir do momento em que a água com o macarrão volta a ferver, daí a importância de manter o fogo alto. 

Veja mais