Como empanar frango e peixe deixando a crosta bem crocante

Para algumas pessoas, poucas coisas são tão satisfatórias quanto que preparar aquela comida à milanesa perfeita! Mas para deixar a crosta do frango e do peixe bem sequinhas e crocantes, você precisa de bons truques culinários. Dá uma olhada nas dicas que a gente separou que lhe ajudam como empanar frango e peixe deixando a crosta bem crocante.

>Receitas de fricassê de frango, camarão e bacalhau muito fácil

Utilize uma farinha apropriada para empanar o bife à milanesa

O segredo de um bife à milanesa sem defeitos depende, muitas vezes, da qualidade e do tipo da farinha. Não adianta encharcar o peixe ou o frango de ovos e passá-los mil vezes na farinha de rosca. O que você precisa mesmo é de uma boa farinha para empanar carnes, de preferência do tipo “panko”. Por ser feita a partir da trituração do pão seco ela garante muito mais crocância para o seu bife e pode ser usada em quantidades menores. Fica a dica!

Obs.: Na falta de farinha panko, opte por uma boa quantidade de farinha de rosca!

Aprenda a fazer receitas de bolo de carne e recheios variados deliciosos

Corte o frango ou o peixe em fatias finas

Quando você escolher a proteína ideal do seu prato (um delicioso bife de frango ou um saboroso filé de peixe), lembre-se de cortá-la em fatias bem finas. O truque, dessa vez, consiste em uma das regras básicas de empanamento: quanto menos água o seu bife soltar, melhor será a crocância dele. Sendo assim, capriche no corte do bife e, se possível, utilize um daqueles amaciadores de carnes para deixá-lo ainda mais perfeito.

Antes de utilizar a farinha, prepare uma batida de ovos

É claro que para caprichar na casquinha crocante do empanado você precisa de uma boa batida de ovos. Dependendo da quantidade de filé de frango ou de peixe, bata 3 ovos até formar uma mistura bem espumosa e passe-a nas carnes antes de utilizar a farinha. A ordem certa é: ovos, farinha panko e frigideira com óleo quente para fritar!

Receitas simples de massa de panqueca e recheios deliciosos

A temperatura do óleo também é importante para um empanamento perfeito

Falando em óleo quente, outro ponto crucial para o empanamento é a temperatura do óleo. O segredo é não deixar a gordura ficar fria (para não encharcar a carne de óleo) e nem quente demais (para não deixar a carne crua por dentro ou queimá-la por fora). Por isso, preaqueça a frigideira entre 170°C a 180°C quando o frango ou o peixe já estiverem devidamente temperados e empanados, e deixe o óleo aquecer por pelo menos 3 minutinhos. Depois, é só fritar!

Brownie: Três receitas fáceis, deliciosas e diferentes do tradicional

Para deixar o peixe ainda mais sequinho e saboroso, utilize manteiga

Empanar o bife com a manteiga (no lugar dos ovos) é uma dica especialmente boa para os filés de peixes. Basta derreter a manteiga no micro-ondas, passar no peixe, empanar com farinha panko ou de rosca e, por fim, fritar normalmente. Não tem erro!

Quatro receitas deliciosas de sorvete com apenas 3 ingredientes

Dica: Se quiser adicionar acrescentar mais sabor, frite o filé de peixe também na manteiga!

Veja mais