Como fazer óleo de cenoura em casa para tratar a pele e cabelo

Como fazer óleo de cenoura em casa para tratar a pele e cabelo
Como fazer óleo de cenoura em casa para tratar a pele e cabelo

Como fazer óleo de cenoura em casa para tratar a pele e cabelo.

A cenoura possui inúmeros benefícios para nossa saúde. Mas sabia que ela também é muito útil para cuidar da beleza? Sim! Por possuir betacaroteno, um antioxidante poderosíssimo, além de vitaminas, a cenoura não só faz bem para a saúde da visão, como também para a pele e adivinha? A cenoura também ajuda a melhorar a saúde dos cabelos!

Uma maneira eficiente de aproveitar todos os benefícios da cenoura para tratar da pele e dos cabelos é com o óleo de cenoura, que pode ser utilizado puro ou misturado em outros cosméticos.

Neste artigo vamos falar sobre os benefícios do óleo de cenoura, como usar e como preparar em casa para utilizá-lo como um cosmético natural.

Benefícios do óleo de cenoura

A cenoura tem muitas propriedades que promovem a saúde tanto da pele como dos cabelos. Essas propriedades são mais exploradas quando usadas em forma de óleo pelo fato de ter uma concentração maior dos nutrientes e ser de fácil absorção, tanto pela pele quanto pelos cabelos.

O óleo de cenoura contém ácidos graxos, antioxidantes, açúcares, ácido málico, carotenóides, betacaroteno, vitaminas B, C, D e pró-vitaminas A e K. O betacaroteno, presente na parte alaranjada da cenoura, é o que dá origem à vitamina A, principalmente quando é ingerido, pois é hidrolisado no fígado.

Apesar do betacaroteno ser facilmente absorvido pela pele quando utilizado em cosméticos, sua ingestão é primordial, pois nosso corpo não produz vitamina A e ela é imprescindível para o nosso desenvolvimento. Isso porque a vitamina A é muito importante para a visão e sua ausência causa cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar com pouca luz.

Voltando aos benefícios do óleo de cenoura para a pele e cabelos, ele ajuda a tratar o ressecamento da pele e, quando massageado no couro cabeludo, ajuda a ativar a circulação sanguínea e as células capilares. Isso porque as vitaminas penetram na raiz, nutrindo os folículos pilosos e os fios, fazendo com que a raiz se fortaleça e reaja contra os danos e agressões sofridos pelo tempo e pelos tratamentos químicos realizados no decorrer da vida.

Óleo de cenoura nos cabelos

A aplicação de óleo de cenoura nos cabelos faz com que os cabelos cresçam mais fortes, de forma rápida e natural; evita pontas duplas, hidrata dando brilho e maciez; restaura cabelos danificados e evita a queda.

Vejamos como usar:

  • Reparador de pontas – Coloque 3 gotas do óleo de cenoura na palma das mãos e espalhe nas pontas para prevenir pontas duplas. Faça esse procedimento em dias alternados, preferencialmente a noite.
  • Hidratação do couro cabeludo – Coloque 2 colheres (sopa) de óleo de cenoura em uma panela e esquente até que fique morno. Aplique aos poucos no couro cabeludo, massageando e espalhando bem com as pontas dos dedos. Recomenda-se fazer este tratamento 1 vez por semana (passar a noite e dormir com o óleo na cabeça – coloque uma toalha no travesseiro para não sujá-lo de óleo). Pela manhã, é só lavar como de costume.
  • Hidratação dos fios – Acrescente 1 colher (sopa) de óleo de cenoura na máscara de hidratação para potencializar os efeitos da hidratação que ela proporciona;
  • Umectação dos cabelos – Aplicar óleo de cenoura nos cabelos secos, colocar uma touca e deixar por 30 minutos. É quase o mesmo processo de hidratação, a diferença é que com a máscara, o tempo pode ser menor. O processo de umectação é o que vai estimular o crescimento dos fios.

Quem tem cabelo oleoso não deve realizar estes procedimentos constantemente, o recomendado é a cada quinze dias. Em cabelos loiros recomenda-se que seja realizado um teste devido à cor alaranjada do óleo.

Óleo de cenoura na pele

O óleo de cenoura pode ser encontrado como componente de diversos produtos como: cremes, loções, óleos para banho, bronzeadores, protetores solar, produtos para bebês, cosméticos naturais, óleos de massagem, hidratantes, etc.

Para utilizar o óleo de cenoura puro diretamente na pele, recomenda-se que ele seja diluído em um pouco de água ou apenas algumas gotas bem espalhadas pelo corpo para que não haja concentração do produto em um único local.

Uma ótima sugestão é passar logo após o banho, com a pele ainda úmida para que a dispersão seja mais fácil e rápida. Se tiver um tempinho maior, aproveite para massagear com calma, espalhando o óleo pelo corpo todo, garantindo assim uma melhor absorção.

Outra sugestão é passar o óleo de cenoura no corpo antes de dormir (forre a cama para não melecar as roupas de cama e o colchão) e tome banho pela manhã para não expor a pele com óleo ao Sol, evitando manchas.

O óleo de cenoura só não é muito recomendado para quem já tem a pela muito oleosa. Dessa maneira, nenhum outro óleo deve ser utilizado para esses casos.

O óleo de cenoura também é indicado no Tratamento de estrias:

Ingredientes:

  • Óleo de cenoura, azeite de oliva e óleo de amêndoas – 1 colher (sopa) de cada óleo para dar elasticidade à pele, nutrir e hidratar;
  • Farelo de aveia ou sementes de maracujá trituradas – funciona como esfoliante eliminando células mortas sobre as estrias.

Modo de preparo:

Misture 1 colher (sopa) de cada óleo (cenoura, azeite e amêndoas) com 2 colheres (sopa) de farelo de aveia ou semente de maracujá. Massageie nas áreas com estrias fazendo movimentos circulares, deixe agir por 20 minutos e depois recomenda-se lavar com água fria. Esse tratamento pode ser realizado 2 vezes na semana para um bom resultado.

Como fazer óleo de cenoura em casa para tratar a pele e cabelo.

Preparar o óleo de cenoura em casa é bem simples e pode ser feito de duas maneiras: quente (banho maria) ou frio (conservado na geladeira).

O mais recomendado é prepará-lo a frio para conservar o máximo das vitaminas e nutrientes que a cenoura oferece. Além disso, alguns vídeos que veremos a seguir guardam o óleo de cenoura em recipientes de plástico, sendo mais recomendado armazenar em recipientes de vidro, material inerte, e de preferência escuro, devido à vitamina A ser sensível à luz.

Se bem observar, muitos dos óleos essenciais produzidos pelas grandes empresas são comercializados em pequenos recipientes de vidro escuro (âmbar) justamente por protegerem o produto da exposição à luz externa, bem como do contato com componentes químicos presentes em materiais como o plástico por exemplo o BPA.

Vejamos primeiro, uma das formas de preparar o óleo de cenoura utilizando apenas 2 cenouras médias raladas e 15 colheres (sopa) de azeite.

Cozinhe as cenouras raladas em banho-maria por aproximadamente 40 minutos mexendo de vez em quando. Depois é só esperar esfriar um pouco, coar com a ajuda de uma peneira e colocar num recipiente de vidro limpo e esterilizado. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:

Em suma, o óleo de cenoura possui os seguinte benefícios:

  • Anti-idade
  • Anti-inflamatório
  • Antioxidante
  • Bronzeador
  • Cicatrizante
  • Hidratante
  • Lubrificante
  • Revitalizante para os cabelos
  • Xampu e condicionador para cabelos secos e danificados

Fonte: ELIANE OLIVEIRA | GreenMe

Veja mais