Como fazer sabonete artesanal usando os restos dos que ficam no banheiro

Você sabia que é possível fazer sabonetes artesanais usando os restos dos que ficam no banheiro? Pode parecer complicado, mas não é! Reaproveitar os restos de sabonete para fazer um novo é uma forma criativa de evitar o desperdício de sabão e reduzir o excesso de lixo a longo prazo (mesmo que isso pareça um tanto quanto exagerado num primeiro momento, mas, acredite, faz diferença!). Dá uma olhada na matéria para saber como fazer sabonete artesanal aproveitando os restinhos que você não sabe como usar!

>Sabonete caseiro de cenoura que promove muitos benefícios para pele

Como fazer sabonete artesanal reaproveitando restos?

Para criar um sabonete novo com os pedacinhos dos velhos, tudo o que você precisa é juntar vários pedacinhos (independente da cor ou fragrância) e, quando tiver reunido um boa quantidade, derretê-los em uma panela.

Em linhas diretas, fazer um sabonete artesanal a partir do velho exige paciência e muitos restos! A dica é guardar cada um dos pedacinhos em um recipiente por alguns meses e juntar mais ou menos 100 gramas de sabão. Depois, é só colocar a mão na massa!

Esfoliação de bicarbonato de sódio para pele: Benefícios e cuidados

Hora de botar a mão na massa! Para isso, basta cortar (ou ralar) os restos de sabonete do banheiro uma bacia, preencher com água (fazendo com que todos os pedacinhos fiquem submersos) e deixar de molho por pelo menos 1 hora. Quando os pedaços estiverem amolecidos, você deve amassar bem com uma colher – até formar uma mistura homogênea – e, então, colocar em uma panela para derreter por completo. Só não de esqueça se mexer o tempo todo para evitar que o sabonete grude e a panela fique com manchas.

Por fim, é só distribuir a mistura em uma forma própria para sabonete (ou em forminhas de gelo) e levar à geladeira para endurecer!

Também é possível fazer um sabonete líquido caseiro

Outra opção para reaproveitar os restos de sabonetes é fazer um sabonete líquido caseiro. Nesse caso, o ideal é juntar pedaços de sabonetes sem perfume (para acrescentar a fragrância depois) ou escolher pedaços com aromas parecidos.

Para prepará-lo, junte pelo menos 200 gramas de sabão, rale os pedacinhos em um ralador de queijos (ou coloque em um processador de alimentos), preaqueça uma panela com bastante água (até começar a ferver) e despeje os restos de sabonete. Dissolva bem a mistura – até que ela fique homogênea – e desligue o fogo.

Saiba como cuidar da pele, cabelo e unhas com o Óleo de Baobá

Por fim, deixe a mistura descansar por 1 dia (mexendo de vez em quando) e, quando completar as 24 horas, bata o sabão com um mixer para amolecer a mistura outra vez. Despeje o conteúdo em um recipiente com a ajuda de um funil (preferencialmente em uma embalagem de vidro) e prontinho!

Dica: Se quiser, acrescente algum óleo essencial de lavanda, alecrim, hortelã ou outras plantas para adicionar o perfume à mistura!

Fonte:Casa Prática Qualitá

Veja mais