Como terminar o ensino fundamental e médio pela internet

Confira quais são as opções de cursos EJA a distância

Autor: Redação

Publicada em


Como terminar o ensino fundamental e médio pela internet
Como terminar o ensino fundamental e médio pela internet

Como terminar o ensino fundamental e médio pela internet. Para milhares de pessoas, terminar os estudos representa o primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho ou conquistar melhores cargos no âmbito profissional. Através da EJA – Educação para Jovens e Adultos – é cada vez mais fácil conseguir concluir a educação básica brasileira. Além da prova do Encceja, atualmente é possível procurar por uma escola com EJA ou aderir a algum curso para concluir o ensino fundamental e médio pela internet ou de forma presencial. Se você quer terminar os estudos, mas não saber por onde começar, conhecer os métodos para estudar online pode ser o ponta pé inicial que você precisa. Confira:

Concluir ensino fundamental e médio pela internet

Em uma rápida pesquisa pela interne você pode encontrar diferentes cursos supletivo a distância. Alguns deles prometem como concluir o ensino médio em 3 meses, no entanto, é importante estar atento (a) para não ter dores de cabeça depois. Na hora de optar por um curso EJA EaD tenha as seguintes precauções:

Verifique se a instituição de ensino é credenciada e reconhecida pela secretaria de educação da região.
Cursos que prometem como concluir o ensino médio em 30 dias devem ser alvo de desconfiança, por ser um período muito curto para conclusão da grade curricular e realização de todas as avaliações. Por isso, verifique a credibilidade da instituição junto a secretaria de educação.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas do EJA a distância devem ser sempre realizadas de forma presencial.

Quem pode fazer Supletivo a distância?

De acordo com as diretrizes do MEC, para concluir o ensino fundamental EAD é necessário ter a idade mínima de 15 anos. Interessados (as) em concluir o ensino médio pela internet, a idade mínima exigida é de 18 anos. O tempo de duração do curso é de no máximo 24 meses para o ensino fundamental e 18 meses no ensino médio. O MEC estabelece que cada série das duas modalidades devem ser concluídas em um tempo mínimo de seis meses.

Como funciona o Supletivo EAD?

Os estudantes tem acesso a dois modelos principais de cursos: via correspondência ou online. No primeiro caso, o estudante recebe o material didático em casa. Já no supletivo EaD, o material é disponibilizado online. Após realizar a matrícula e cumprir determinada quantidade da carga horária, as provas e avaliações são disponibilizadas para serem agendadas. As provas finais são sempre realizadas presencialmente na instituição de ensino ou em seus polos EaD. Algumas instituições realizam apenas provas finais enquanto outras aplicam provas bimestrais ou trimestrais.

Supletivo a distância gratuito ou pago?

É possível encontrar cursos EJA gratuitos principalmente em instituições públicas ligadas as secretarias de educação. Mas, as aulas são presenciais nas escolas e a carga horária mais extensa. Se o seu interesse é por cursos supletivos EAD, conseguir uma bolsa de estudos EJA pode ser uma alternativa interessante para ter desconto nas mensalidades e conseguir conciliar as diferentes demandas da vida financeira com a sua educação e qualificação profissional.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva