Como tirar a umidade do sal? Aprenda truques para ele ficar soltinho no saleiro

Sal é uma coisa que não pode faltar na cozinha, né? Em várias situações é ele quem tempera e salva a sua comida. Mas você já deve ter notado que, muitas vezes, em dias úmidos, mais frios ou chuvosos, o sal fica úmido no saleiro, grudando e até criando algumas bolinhas – o que o torna muito mais difícil de dosar e manusear na hora de cozinhar.

Se seu anda com esse mesmo problema, confira aqui truques para não sofrer mais com a umidade e deixar o seu sal soltinho e prontinho para uso!

>Receita de salada para almoço ou jantar que lhe ajuda a emagrecer e desinchar

Truque da frigideira antiaderente

Esse truque é muito fácil e prático de fazer. É só colocar o sal úmido na frigideira em fogo baixo e esquentá-lo, mexendo sempre com uma colher de pau ou silicone, até que você perceba o ingrediente soltando. Se cristalizar, é só dar pequenas batidinhas com a colher. Porém, tome cuidado! Não faça esse truque se sua frigideira for de teflon, pois o sal pode arranhá-la por completo. Dê preferência às antiaderentes com revestimento cerâmico.

>Aprenda a preparar receitas de salada de maionese simples e light

No micro-ondas

O micro-ondas também pode ser um grande parceiro na hora de deixar o sal soltinho. Coloque-o em um recipiente ou bowl e aqueça por 30 segundos. Retire do micro-ondas e mexa com uma colher. Se ainda assim não estiver soltinho, reaqueça por mais 20 segundos.

Arroz no saleiro

Um truque clássico para remover a umidade do sal com eficiência é o arroz. Por conter muito amido, o arroz acaba sugando toda a água e impedindo a umidificação. Para isso, coloque algumas colheres de arroz no seu saleiro – pode deixar os grãos lá por muito tempo, que o seu sal nunca ficará úmido. Essa dica é muito boa para usar no saleiro de mesa.

4 receitas de bolos de pote para vender e fazer renda extra

Truques servem para qualquer sal

Todo sal absorve umidade, e os refinados sofrem com isso. Então, se você costuma usar o sal rosa do Himalaia, por exemplo, pode usar os truques sem medo de ser feliz! Afinal, seja lá qual for o tipo, ele vai ficar gostoso e soltinho no saleiro. Não se esqueça de manter o ingrediente em recipientes bem fechados, para evitar que a umidade penetre no alimento.

Veja mais