Como usar o óleo de abacate para tratar cabelo, pele e unha

Como usar o óleo de abacate para tratar cabelo, pele e unha
Como usar o óleo de abacate para tratar cabelo, pele e unha

Como usar o óleo de abacate para tratar cabelo, pele e unha

O óleo de abacate ou abacate é um produto com vários benefícios à saúde , embora seja relativamente desconhecido. Não é apenas um alimento nutritivo , mas também tem inúmeras aplicações dermatológicas e cosméticas. Aqui estão algumas das propriedades e usos que tornam o óleo de abacate um alimento totalmente saudável.

Propriedades do óleo de abacate

Este óleo tem um pH equilibrado e é especialmente nutritivo . É rico em minerais como ferro, fósforo, cobre e potássio, além de ácidos graxos como ômega 3. Além disso, possui um bom perfil vitamínico com vitaminas B, como ácido fólico, beta-caroteno, vitaminas K e E com seus efeitos antioxidantes, A e D com suas propriedades antiinflamatórias e antibacterianas, entre outras. O óleo de abacate é facilmente absorvido e é especialmente emoliente, hidratante e suavizante.

Dentre as propriedades medicinais do óleo de abacate, destacam-se sua capacidade de regular a pressão arterial, seu efeito regenerativo nos tecidos do corpo e sua capacidade de elevar os níveis de colesterol HDL (o chamado colesterol bom), reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Também previne doenças oculares, como catarata e deterioração da mácula.

>>Veja como fazer uma omelete saudável de abobrinha e cebola

Uso de óleo de abacate

Este óleo pode ser usado frio para temperar saladas, fazer sucos e preparações como homus. Ele também pode ser usado quente, como faria com qualquer óleo vegetal. O óleo de abacate tem seu ponto de fumaça a 250 graus, por isso é capaz de suportar altas temperaturas sem perder suas qualidades. Aqui estão 3 outros usos do óleo de abacate além de cozinhar.

Hidratação da pele

Com óleo de abacate, você pode fazer preparações hidratantes para a pele. Seus compostos graxos poliinsaturados nutrem profundamente a pele e lhe conferem elasticidade. Como creme facial é capaz de prevenir a formação de rugas e suavizar as já existentes . Ele também tem a capacidade de melhorar a pele rachada em calcanhares e cotovelos secos. Também previne o aparecimento de estrias e é eficaz na redução de cicatrizes e manchas na pele.

>>Veja as maravilhas que o óleo de Argan pode fazer pela sua pele e cabelo

Tratamento capilar

Existem inúmeras receitas para usar o óleo de abacate como tratamento para o cabelo. Todos aproveitam suas qualidades hidratantes para reparar cabelos danificados pelo sol, tinturas e outros produtos químicos . É capaz de combater a caspa e, graças aos seus minerais e antioxidantes, também pode retardar a queda de cabelo . Também nutre os cabelos, como sobrancelhas e cílios, tornando-os mais vigorosos em menos tempo.

Cuidados com as unhas

O óleo de abacate pode fazer as unhas crescerem saudáveis ​​e fortes. Isso se deve à grande quantidade de nutrientes que seu uso tópico fornece. Minerais como potássio, ferro e fósforo, juntamente com a ação do beta-caroteno e das vitaminas E, K e B, formarão um escudo protetor nas unhas fracas e quebradiças. O tratamento convencional é com massagens curtas e frequentes na unha e cutícula.

>>Prepare um delicioso mousse de manga, sem açúcar e sem leite condensado

Veja mais