Como usar vaselina para tratar calcanhares rachados

Como usar vaselina para tratar calcanhares rachados
Como usar vaselina para tratar calcanhares rachados

Como usar vaselina para tratar calcanhares rachados

A vaselina é o tipo de produto que vale a pena ter em casa porque tem várias utilidades. É usado para hidratar a pele e os cabelos, massagear, tirar manchas e lubrificar as partes metálicas e também auxiliar na maquiagem. Hoje você conhecerá os benefícios da vaselina para hidratar o calcanhar seco, o que permitirá que seus pés fiquem mais macios e sem fissuras.

Vantagens do uso de vaselina para pés secos

Os pés é uma das partes do corpo que mais sofre com o ressecamento, principalmente no verão devido aos sapatos e outros calçados desconfortáveis. Dessa forma, se os calcanhares não forem tratados adequadamente, eles secam, tornam-se ásperos e racham.

Por ser a vaselina um produto lubrificante e hidratante que protege a pele de infecções, é perfeita para manter a saúde do calcanhar, seja para prevenir ou tratar o ressecamento.

>>Use esta máscara caseira e diga adeus aos cabelos grisalhos

Receitas caseiras com vaselina

Você pode aplicar um pouco de vaselina todos os dias nos pés, de preferência antes de dormir, pois é quando o produto terá ação por mais tempo. Se você não quer passar o produto puro, então pode conhecer algumas receitas com vaselina para o os pés rachados.

Vaselina com hidratante

Ao fazer uma simples mistura de vaselina com hidratante, você poderá obter uma excelente solução para devolver elasticidade à pele do calcanhar, e ainda por cima terá o benefício do cheiro agradável do creme.

Misture a vaselina e o creme em partes iguais. Deve ser o suficiente para esfregar seus pés. Em seguida,  aplique a mistura nos pés após o banho, antes de dormir e de preferência use meias para mantê-los aquecidos para um resultado ainda melhor. Você pode fazer isso todos os dias.

>>Obtenha dentes branquinhos com este tratamento caseiro

Vaselina com óleo essencial

A vaselina já é muito oleosa, mas você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial para torná-la mais perfumada e, assim, aproveitar os benefícios do óleo. Primeiro, reserve uma porção de vaselina para usar em seus pés. Em seguida, misture algumas gotas de óleo na quantidade que vai usar.

A aplicação é a mesma da receita anterior: com os pés limpos, antes de dormir, de preferência calçar as meias a seguir. A escolha do óleo é com você, dependendo do resultado terapêutico que deseja obter.

Vaselina para tratar calcanhares rachados

Se seus pés já estão rachados, você deve ter cuidado e remover as rachaduras aos poucos, sem se machucar. Para isso, escalde os pés com água quente (tenha cuidado para não queimar a pele). Essa água vai amolecer a pele dos calcanhares.

Com a pele mais macia, use uma lixa de pé, sem aplicar muita força e sem lixar demais. A ideia é remover gradativamente a pele rachada e endurecida. Você não precisa excluir tudo de uma vez.

Em seguida, depois de lixar os calcanhares, coloque os pés de volta na água para remover a pele morta. Seque-os e aplique a seguir uma das receitas com vaselina, ou o próprio produto puro. Faça isso cerca de 3 vezes por semana, em dias alternados, até que as rachaduras sejam removidas.

Se as fissuras forem muito profundas ou se houver excesso de pele grossa nos pés, o melhor é procurar um pedólogo dessa forma, você fará um tratamento mais eficaz e cuidadoso, evitando feridas e a retirada do excesso de pele.

Importante: Os dados apresentados neste artigo não substituem a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer truque, consulte um especialista se é bom para o estado dos seus calcanhares e para o tipo de pele que tem.

>>4 remédios caseiros para te ajudar a remover manchas do rosto

Veja mais