Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Confira duas dicas infáliveis para facilitar muito sua alimentação saudável

Super saudável: como preparar uma salada perfeita?
Foto: Ilustrativa

Sair de uma dieta desregrada, cheia de guloseimas, frituras, produtos industrializados e fast-food, que não tinha a preocupação de controlar as calorias ou priorizar os alimentos nutritivos, rumo a uma dieta balanceada e saudável, não é tarefa das mais fáceis.

Mudar completamente um padrão de alimentação e manter essas alterações é um desafio que exige paciência, esforço e disciplina, uma vez que demora certo tempo para acostumar-se à nova rotina.

No entanto, isso não pode ser motivo para desanimar ou desistir: além da mudança valer muito a pena em termos de saúde e forma física, existem estratégias que ajudam a tornar mais fácil a manutenção da dieta saudável, como as que você confere a seguir:

1. Não comprar comidas não saudáveis

Estamos falando dos biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas, batata frita, alimentos congelados, industrializados e tudo mais. Assim, essas comidas cheias de calorias, açúcares, sódio e gorduras ruins e pobres em nutrientes não estarão facilmente disponíveis.

Na hora em que a fome aperta, o cansaço e o estresse chegam e a disposição para preparar uma comida mais elaborada é nula, a reação é ir em busca de um alimento pronto. Se houver a possibilidade de escolher entre algo mais saudável como uma fruta ou um prazer alimentar como uma fritura, é bem mais provável recorrer à última opção.

> Alimentação desregulada: Confira três erros que te fazem comer mal

Organismo

Essa é uma resposta natural do organismo, uma vez que em um estado de fome, o cérebro vai impelir a pessoa a procurar pelo prazer e por uma concentração mais elevada de calorias. Portanto, para evitar cair na tentação, o melhor é tirá-la de perto.

Além de serem péssimos para o peso e estimularem o acúmulo de gorduras, esses produtos industrializados deixam o corpo mais inflamado, elevam a retenção de sódio e aumentam o valor final das compras no supermercado.

Se você acha que não consegue ficar sem uma pizza ou sem uma sobremesa no final de semana, a alternativa se torna recorrer a versões fit ou light desses pratos, para que não precise recorrer aos pratos originais que não são nada saudáveis. Existem versões light e fit de pizza de frigideira, assim como receitas light de sobremesa, entre muitas outras.

>Veja os cuidados com a alimentação no Carnaval

2. Organizar a alimentação para levar o máximo de refeições possíveis de casa

Depois de almoçar por volta das 12h ou 13h, você passa o dia inteiro trabalhando e estudando, até que no final da tarde, a fome bate e aquela fruta que ela levou na mochila para lanchar não é o suficiente para matar toda a fome.

Com o apetite nas alturas, você provavelmente vai sair em busca de algo a mais para comer e se saciar. Então, se depara com uma lanchonete cheia de tentações: coxinha, bolo, pão de queijo, entre outras gostosuras calóricas. Muito difícil resistir, não é mesmo?

>Aprenda fazer pizza de salada: Saudável sem deixar de ser deliciosa

Para evitar que isso aconteça, o ideal é organizar a alimentação e levar mais refeições saudáveis preparadas em casa, além do almoço e da fruta para o lanche, de modo que fique bem saciado e não precise se render às tentações.

A ideia aqui é montar uma refeição maior para acompanhar a fruta no lanche, composta por boas fontes proteínas, fontes de fibras, gorduras saudáveis e demais nutrientes.

Alguns exemplos podem ser os sanduíches naturais de frango, as saladas de atum light e as famosas saladas de frutas com chia, quinoa ou aveia, por exemplo. Conheça outras ideias de lanches saudáveis para combinar com a fruta na hora do lanche da tarde!

Para facilitar a sua vida, você pode escolher um dia da semana, como o sábado ou o domingo, para preparar antecipadamente os almoços e os lanches que vai levar durante toda a semana.

É importante que esses lanchinhos não sejam somente saudáveis, mas que também sejam saborosos. Assim, será bem mais fácil abrir mão das guloseimas; caso contrário, a dieta se tornará insustentável. É muito importante que o novo padrão de alimentação seja sustentável a médio e longo prazo.

Enquanto radicalizar e cortar tudo que gosta torna muito difícil seguir muito tempo com a dieta, as versões saudáveis dos junk food tornam a alimentação mais agradável e, consequentemente, mais fácil de ser seguida durante um bom tempo.

>Receitas fáceis de iogurte caseiro saudável para incluir nas refeições

Por exemplo, você pode fazer bolinhos de abóbora fit assados, alguns cupcakes light, experimentar receitas tortas de palmito fit e tentar fazer bolos fit em casa.

Trabalho em casa

A mesma organização pode ser bastante útil para as pessoas que trabalham em casa: mesmo estando em suas residências, elas têm muitos tarefas a serem realizadas e pode faltar tempo ou disposição para interromper o serviço e preparar refeições saudáveis com mais cuidado. Resultado: elas acabam comendo qualquer besteira no lugar de fazer refeições completas, saudáveis e nutritivas.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários estão fechados.