Conheça 5 dicas para tirar manchas de roupas em casa

Autor: Redação

Publicada em


Conheça 5 dicas para tirar manchas de roupas em casa
Conheça 5 dicas para tirar manchas de roupas em casa | Foto: ISTOCK

Conheça 5 dicas para tirar manchas de roupas em casa.

Aprenda cinco dicas de como tirar manchas de roupas em casa. Já aconteceu com todo mundo. Derramar um drink enquanto bebe, molho do macarrão na camiseta ou misturar uma roupa colorida no meio de outras brancas.

Você já tentou esfregar, mas a mancha da roupa teimosa permanece.

Não entre em pânico e nem precisa correr para comprar outra peça para substituí-la. Existem algumas dicas e truques que você pode usar para remover essa mancha e salvar suas roupas – e sua carteira.

Felizmente, todas as manchas têm algumas coisas em comum e, quanto mais cedo você aprender sobre elas, melhor será a sua remoção.

Veja também: Como fazer sabão caseiro: Em Pó Barra e Líquido – veja receitas

Primeiro, quanto mais cedo você começar a tratar qualquer mancha, melhor.

Segundo, sempre remova o máximo possível, removendo o excesso e borrando, nunca esfregando, a área com água limpa. Um cubo de gelo também funciona, bem aplicado com pressão.

Uma ótima dica é levar um lencinho umedecido na bolsa ou no carro. Dessa forma, você sempre terá uma maneira de dar uma tratativa imediata.

Por fim, lembre-se de que você nunca deve colocar a roupa na secadora até ter certeza de que a mancha realmente foi removida. O calor da secadora pode fazer com que a mancha endureça e se torne permanente.

Agora, vamos aos vários tipos de mancha e em como removê-las.

1. TINTA DE OUTRAS ROUPAS

Manchas de corante resultantes da lavagem de roupas tingidas com outras cores, geralmente brancas, podem ser desafiadoras. Afinal, a tintura é precisamente o modo como colocamos a cor no tecido em primeiro lugar.

Para removê-las, mergulhe as roupas afetadas na máquina de lavar em água fria, misturada de acordo com as instruções da embalagem, com alvejante oxigenado, sem cloro, por 8 horas.

Repita quantas vezes for necessário, depois que a mancha acabar, lave e seque como de costume.

2. FLUÍDOS CORPORAIS

Suor, vômito e todos os outros fluidos corporais exigirão o uso de detergente enzimático – que decompõe as proteínas – e alvejante oxigenado sem cloro.

Lave-o no modo mais quente recomendado para o tecido. Às vezes, mesmo após a mancha desaparecer, um aroma não muito agradável permanece.

Se for esse o caso, lave-o novamente com um detergente projetado especificamente para combater odores.

3. MANCHAS DE SANGUE

Manchas de sangue também são um tipo de mancha de proteína orgânica, mas podem ser particularmente difíceis de remover e merecem uma atenção especial.

O sangue manchou um item especialmente delicado? O melhor é levar direto à lavanderia. Qualquer tratamento caseiro inadequado provavelmente prejudicará a roupa.

Veja também: O que fazer para receber auxilio emergencial de R$ 200 do governo

Se não, procure mergulhar a peça em outras roupas em água fria, esfregando a mancha suavemente com os dedos para remover o máximo de sangue possível. Se a água começar a ficar rosada, substitua-a e continue até que a água pare de ficar rosada.

Enxágue bem a roupa, limpe a mancha e aplique um removedor de manchas enzimático, com poder extra de combate a manchas, se possível. Deixe-a descansar antes da lavagem.

4. MANCHA POR VINHO TINTO

Cubra a mancha com sal, que absorverá a cor. O sal começará a ficar rosado.

Depois, mergulhe-o em água fria com um detergente enzimático para a roupa durante a noite .

Repita a imersão com água nova, se necessário, e lave como de costume.

5. MANCHA À BASE DE TOMATE

As manchas à base de tomate são desafiadoras em comparação com outras manchas de frutas, porque os molhos com que os tomates são feitos geralmente incluem óleo.

Sature a mancha de tomate com vinagre e deixe de molho.

Em seguida, lave como de costume. Não se esqueça de verificar se a mancha está apagada antes de passar a roupa pela secadora.

Cada mancha tem a sua peculiaridade, portanto, lave de acordo com as instruções de cuidados de cada tecido, usando a configuração mais quente e segura para cada tipo.

Se isso tudo parece ainda muito complicado, a Brastemp possui a nova geração de lavadoras com o Ciclo Tira Manchas Pro e Advanced capazes de retirar mais de 40 manchas diferentes, incluindo gordura, desodorante e canetinha.

Fonte: Brastemp