Conheça 7 tipos de argilas e como aproveitar seus benefícios para pele

Conheça 7 tipos de argilas e como aproveitar seus benefícios para pele
Conheça 7 tipos de argilas e como aproveitar seus benefícios para pele – Reprodução

Conheça 7 tipos de argilas e como aproveitar seus benefícios para pele. A argila, tipo de matéria rochosa, tem sido cada vez mais usada na cosmética, especialmente na cosmética natural onde é usada de forma mais próxima possível ao seu estado puro, isto é, sem adição de químicos, corantes e conservantes artificiais.

Conheça os diferentes tipos de argila e respectivos benefícios. Então, existe argila verde, branca, preta, rosa, marrom, vermelha e amarela.

A diversidade de cores está relacionada à sua composição, aos minerais nela contidos, por isso no uso para a pele cada cor tem a sua função. E alguns dos tipos podem ser também usados para tratamentos capilares e até ingeridos.

>Conheça a esfoliação de pele com Óleo de Argan que regenera a pele

Verde

Além de proporcionar suporte energético e nutricional, a argila verde é rica em cobre e possui ação anti-inflamatória e pH neutro, sendo altamente benéfica para a pele com acne.

Mas, ela ainda atua na desintoxicação e regulação da glândula sebácea, provocando efeitos adstringentes e promovendo uma suave esfoliação na região desejada.

“A argila verde possui a maior diversidade de elementos. Por isso, consegue combater edemas e apresentar ação tonificante e estimulante ao mesmo tempo em que é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante”, destaca Dra. Helena Koerbel

Que é a médica responsável da Lica Cinelli Integração Corporal, de São Paulo. Indicada, principalmente, para peles oleosas, a cor verde não deve ser usada por quem tem a cútis seca.

>Skin care: Aprenda máscaras faciais naturais para tonificar a pele

Branca

Indicada para peles sensíveis e desidratadas, a argila branca contém o maior percentual de alumínio e silício, se comparada com as demais, apresentando um pH bastante próximo ao da pele.

Desse modo, seu principal benefício é clarear a derme e absorver a oleosidade sem desidratar ou comprometer o tecido cutâneo. Então, com ação suavizante e cicatrizante, ela favorece também a cicatrização da região tratada e pode ser usada por todos os tipos de pele, sem qualquer restrição.

Preta

A argila preta é a mais nobre de todas. Então, também chamada de “lama vulcânica”, ela tem ação anti-inflamatória e antiestresse, além de conferir um efeito tensor por agir como um potente agente rejuvenescedor em todos os tipos de pele.

>Sabonete caseiro de cenoura que promove muitos benefícios para pele

Rosa

Resultado da mistura da argila branca com a vermelha, a argila rosa apresenta uma ação mais suave sobre a pele. Pois, sendo antisséptica, cicatrizante e suavizante, ela é indicada, principalmente, para quem possui fototipo sensível ou delicado, mas pode ser usada sem medo em todos os tipos de cútis.

Marrom

Também eficaz contra a acne, a argila marrom promove um efeito rejuvenescedor ao atuar como desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

“A argila marrom é um tipo raro, com elevado teor de silício, alumínio, titânio, entre outros oligoelementos. É uma cor que ativa a circulação local, revitalizando e equilibrando a pele”, afirma a especialista.

>Saiba como cuidar da pele, cabelo e unhas com o Óleo de Baobá

Vermelha

Rica em óxido de ferro, cobre e silício, a argila vermelha serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, além de reduzir medidas e agir como um potente agente anti-estresse.

Assim, é capaz de acelerar o metabolismo local, estimular a circulação sanguínea e promover um efeito tensor na pele, ela é recomendada para pessoas com fototipos mais sensíveis, porém, o seu uso é livre e não apresenta contraindicações.

Amarela

Então, essa elimina resíduos, previne o envelhecimento precoce, revitaliza e auxilia na remoção de manchas solares. Mas, também tem indicação também para dores reumáticas, artrite, tendinite, pancadas e entorses.

>Receitas com esse ingrediente limpam e clareiam manchas e sardas na pele

Veja mais