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Confira os golpes que estão sendo aplicados ao usar cartões de crédito e débito

Confira os golpes que estão sendo aplicados ao usar cartões de crédito e débito
Confira os golpes que estão sendo aplicados ao usar cartões de crédito e débito

Confira os golpes que estão sendo aplicados ao usar cartões de crédito e débito. É bem comum acessar a internet e dar de cara com notícias que mostram mais um golpe do cartão de crédito clonado. Esse crime se tornou um perigo para aquelas pessoas que preferem as compras cartão de débito ou crédito. Por isso, listamos os principais golpes que estão sendo aplicado em todo o país. Portanto, é bom ficar ligado para não ser a próxima vítima. Veja como não cair nos golpes.

Conheça os 8 principais golpes que estão sendo aplicados cartões:

1.Falso Motoboy

O golpe começa com uma ligação ao cliente, de uma pessoa se passando por funcionário do banco, dizendo que o cartão foi clonado e que é preciso bloqueá-lo. Para isso, bastaria cortá-lo ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. O falso funcionário pede a senha, e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.

Como evitar?

Nenhum banco pede o cartão de volta ou se oferece para retirá-lo. Então, desligue o telefone e consulte seu gerente sobre alguma irregularidade.

2.Troca de cartão

Ao entregar a maquininha para digitar a senha, o bandido se aproveita de alguma distração ou usa algum truque para desviar a atenção do comprador, que, sem perceber, digita a senha no campo de valor, em que aparecem os números digitados e não asteriscos. O golpista consegue, assim, roubar a senha. Ainda aproveitando a falta de atenção, ele troca o cartão e devolve um similar e até do mesmo banco. E o consumidor só vai perceber a troca ao tentar usar o cartão novamente.

Como evitar?

Fique sempre atento ao seu cartão e confira-o na devolução. Veja se a senha está sendo digitada na tela certa. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos, nunca os números digitados.

3.Dupla Operação ou valor errado

O bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outra maquininha e cobra novamente o valor (o mesmo, ou maior). O truque só é percebido ao se conferir o extrato, que revela o prejuízo.

Como evitar?

Sempre peça e confira o recibo, para ver se a operação foi realizada corretamente. E, se algo der errado, você sempre pode pedir para cancelar a operação imediatamente.

4.Centrais Falsas

Os bandidos ligam, dizem ser da central antifraude do banco e pedem dados confidenciais. Eles podem usar até recursos tecnológicos, como gravações e menus, iguais aos dos bancos para aumentar a confiança da vítima. Com essas informações e a senha fornecida, os criminosos conseguem alterar os bloqueios de segurança utilizados pelo banco, e conseguem, inclusive, limpar a conta bancária alvo do golpe.

Como evitar?

O banco nunca liga pedindo dados pessoais. Na dúvida, desligue o telefone e avise seu gerente.

5.Troca de Cartão no Caixa Automático

Enquanto o cliente usa o caixa eletrônico, o bandido se aproxima e oferece ajuda. Após ver a vítima digitar a senha, ele troca o cartão sem ser notado, e, com isso, realiza saques e compras. Até o golpe ser notado, o prejuízo será bem grande.

Como evitar?

Aceite ajuda apenas de funcionários identificados e nunca forneça sua senha. Na dúvida, chame o gerente do banco.

6.Páginas, e-mails e SMS falsos

A pessoa recebe um e-mail ou mensagem com ofertas tentadoras e atrativas, com links que, na verdade, direcionam para um site falso. Acreditando se tratar de uma página confiável, o consumidor fornece dados sigilosos, como número de cartão e senhas. Com essas informações, o bandido realiza transações, burla bloqueios de segurança, desbloqueia cartões e confirma dados.

Como evitar?

Sempre verifique se o endereço da página é o correto. Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos. Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados.

7.Aplicativos Maliciosos

Um e-mail é enviado com um link que, ao ser clicado, instala um vírus no aparelho ou equipamento e dá aos bandidos o acesso ao dispositivo. Com isso, eles conseguem acessar dados bancários no computador e realizar transações.

Como evitar?

Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados e não clique em links suspeitos.

8.Troca de Chip do Celular

Após o bandido obter dados pessoais de um usuário, ele liga para a companhia telefônica passando-se pelo cliente e solicita o bloqueio da linha. Com documentos falsos, ele se dirige a uma loja da operadora de celular e habilita um novo chip de celular com o mesmo número daquele bloqueado, mesmo sem ter roubado o aparelho. Depois de ter conseguido o número da conta corrente ou do cartão de crédito, utilizando algum outro método fraudulento, o golpista passa a usar o banco, passando-se pelo cliente verdadeiro. Como o criminoso cancelou a linha telefônica da vítima, o correntista fica sem receber alertas de compras ou códigos de segurança (ex. Token SMS), enviados pela instituição financeira. Um indício deste golpe é quando o celular para de funcionar repentinamente.

Como evitar?

Proteja seus dados pessoais, inclusive nas redes sociais, e não revele nenhuma informação a desconhecidos. Quando perceber qualquer movimentação estranha em sua conta corrente ou poupança, ou notar que seu celular parou de funcionar repentinamente, avise o gerente da sua conta ou contate a operadora do seu celular.

Outros cuidados que o consumidor deve ter para evitar que seu cartão seja clonado:

  • ao realizar uma compra em cartão de crédito procure não perder de vista o seu cartão, acompanhe o funcionário até a máquina onde será feita a operação;
  • em compras pela internet procure site confiáveis;
  • ao fazer qualquer operação no caixa eletrônico, observe se há alguma pessoa em sua proximidade e peça para que se afaste;
  • não aceite ajuda de desconhecidos, somente de funcionários devidamente identificados com o crachá do banco;
  • em caso de retenção do cartão no caixa automático nunca digite novamente sua senha, aperte as teclas anula ou cancela e comunique–se imediatamente com o banco;
  • cuidado com esbarrões e encontros acidentais, se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu;
  • se alguém lhe telefonar dizendo-se funcionário do banco e pedir-lhe para dizer ou digitar sua senha, não o faça em hipótese alguma;
  • ao digitar a senha mantenha o corpo próximo à máquina para evitar que outros possam vê-lo ou descobri-lo pelo movimento dos dedos no teclado;
  • fique atento, nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos;
  • fique atento à presença de pessoas suspeitas no interior da cabine ou nas proximidades, na dúvida, não faça a operação;
  • o consumidor não deve receber o envelope de envio do cartão (via correios ou empresa de transporte) caso apresente indicio de violação;
  • nunca abandone o caixa eletrônico com seu cartão retido no terminal;

Recentemente o Banco Central fez um alerta sobre golpes com cartão de crédito.

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