Conheça cinco utilidades do ferro que vão além de somente passar roupas

Ferro de passar serve apenas para desamarrotar as roupas, certo? Errado! Esse item é bem mais útil do que parece e pode auxiliar em diversas tarefas de casa (que não têm nada a ver com passar a roupa). Para que você conheça melhor esse item e suas funções, a seguir, conheça cinco utilidades do ferro que vão além de somente passar roupas.

>Como tirar pelo de roupa preta? Confira algumas dicas para acabar com o problema

1. Desamassar e tirar marcas de tapetes

Sabe aquele tapete que você usa para apoiar móveis (como mesinhas de centro, cadeiras e poltronas)? Com o tempo, ele acaba ficando marcado e amassado em alguns pontos. Para resolver esse problema, uma boa dica é usar o ferro de passar. Basta colocar uma toalha úmida bem em cima da área marcada e, logo em seguida, passar o ferro diversas vezes para desamassar a região. É bem simples e logo em seguida o tapete fica totalmente liso novamente.

>Saiba como tirar mancha de molho de tomate da roupa

2. Plastificar documentos

Para plastificar documentos importantes em casa – como certificados, contratos, escrituras e contas – outra dica interessante é recorrer ao ferro de passar. Neste caso, o plástico é selado com a ajuda do aquecimento do ferro: coloque o papel em uma superfície lisa e bem limpa e, por cima dele, a folha de plástico. Depois, coloque uma toalha por cima e vá pressionando o ferro por todos os pontos. Uma boa dica é usar a temperatura máxima para que o plástico fique bem selado. Faça esse processo nos dois lados do papel e prontinho!

>Dicas incríveis de como tirar mancha de roupa branca ou colorida

Obs.: O mais indicado é que você tente realizar esse passo a passo em uma folha comum antes e só depois faça para valer no documento. Só para se certificar que está tudo certo, claro.

3. O ferro pode servir para cozinhar

Muita gente não sabe, mas o ferro de passar também pode ser usado para cozinhar – já experimentou fritar um ovo com a ajuda desse item, por exemplo? Neste caso, basta colocar a frigideira sobre o ferro e fritar o ovo normalmente (como se estivesse em um fogão mesmo). Você também pode fritar carnes, vegetais e outros alimentos. Interessante, né?

4. Consertar riscos e pequenas fendas em móveis de madeira

Móveis de madeira riscados ou fissurados também podem ser consertados com a ajuda do ferro, sabia? Para isso, você só precisa colocar um pouco de água na fissura (até preenchê-la por completo) e, depois, cobrir o local com uma toalha. Faça o mesmo procedimento de passar o ferro bem quente por cima e prontinho! Após tirar a toalha, você vai perceber que o móvel fica bem liso e com a superfície nivelada.

>Aprenda como tirar mancha de batom da roupa; veja excelentes dicas

5. Embalar carnes, frutas e outros alimentos para congelar

Se você precisa congelar alimentos, como carnes e frutas, outra dica interessante é fazer embalagens a vácuo com a ajuda do ferro. Você só precisa colocar o plástico por cima do alimento e usar o ferro quente para selar as laterais – assim, a comida fica bem conservada dentro do freezer em uma espécie de embalagem a vácuo.Fonte:casa Prática Qualitá

Veja mais