Conheça estas 11 plantas medicinais e seus benefícios

Conheça estas 11 plantas medicinais e seus benefícios
Conheça estas 11 plantas medicinais e seus benefícios. Freepik

Conheça estas 11 plantas medicinais e seus benefícios

Alguns males de saúde podem ser tratados de forma natural, estes “remédios da avó” conseguem ser em muitos casos a solução perfeita, é natural e barato.

A seguir, vamos deixar para você os benefícios de 11 plantas medicinais para quando você precisar tratar uma doença:

>Benefícios da cenoura que você certamente não conhecia

Valeriana

Os distúrbios de insônia estão associados a fadiga, irritabilidade e baixo desempenho, e nosso sistema imunológico enfraquece. Na farmácia podemos conseguir muitos comprimidos para dormir, alguns causam vício e produzem sono, mas aquele que não é totalmente restaurador.

A valeriana atua como o remédio mais eficaz contra a insônia e não causa vício ou despertar confuso, é tomada uma hora e meia antes de deitar e pode ser na forma de infusão ou comprimidos de 300 mg de extrato seco da planta.

Também é importante estabelecer bons hábitos, fazer um jantar leve e em alguns casos uma consulta psicológica é recomendada.

>Saiba mais sobre os muitos benefícios da folha de goiaba

Alho

O alho é um excelente redutor do colesterol no sangue, por isso previne doenças cardiovasculares e o risco de ataques cardíacos.

O alho não causa nenhum tipo de efeito colateral, favorece o controle da pressão arterial, é anticoagulante e possui propriedades antioxidantes. Recomenda-se uma dose diária de 6 a 10 miligramas, o equivalente a um dente de alho cru.

>Estes são os benefícios de comer manga regularmente

Hortelã

É muito comum usar analgésicos, mas não sabemos se a aspirina e remédios semelhantes causam muitos efeitos colaterais, especialmente sangramento digestivo.

A menta é ótima no combate às dores de cabeça, recomenda-se usar uma parte do óleo essencial diluído em nove mililitros de álcool e realizar uma massagem circular nas têmporas aplicando algumas gotas. Também pode ser aplicado em qualquer área dolorida do corpo.

>Veja como fazer chá verde com gengibre para limpar o corpo e perder peso

Para problemas digestivos, três gotas do óleo essencial puro são diluídas em um copo e tomadas três vezes ao dia. Também tem um excelente efeito antiinflamatório.

Gengibre

O gengibre é ótimo para tratar vários tipos de problemas estomacais, incluindo tonturas, náuseas, cólicas, dores de estômago, gases, diarreia e náuseas causadas pelos efeitos de tratamentos ou cirurgias de câncer.

Também pode aliviar dores menstruais, doenças do trato respiratório superior, tosse e bronquite. Em alguns casos, é usado na pele para tratar queimaduras.

>6 usos para leite de magnésia que você provavelmente não conhecia

Tanchagem

É uma planta muito comum, é desinfetante e antiinflamatório para feridas e hematomas. Coloque um pouco de água para ferver e coloque em um copo com 4 ou 5 folhas grandes de banana, deixe descansar um pouco e coloque sobre a ferida.

Possui excelentes propriedades analgésicas e desinfetantes, pois suas folhas são ricas em vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir resfriados. Também é recomendado em casos de faringite e laringite.

>Descubra os benefícios para a saúde do chá de folha de abacate

Eucalipto

O eucalipto é um remédio muito eficaz para infecções do aparelho respiratório e febres, suas folhas possuem ótimas propriedades broncodilatadoras, anti-sépticas e mucolíticas. Ajuda a dissolver as secreções pulmonares para que sejam expulsas facilmente.

É ideal em casos de rinite, sinusite ou qualquer inflamação do trato respiratório e elimina infecções de pele. E na forma de óleo, se aplicado nas áreas afetadas, alivia dores musculares.

>Conheça a ‘Fruta do Dragão’: 10 benefícios e usos medicinais da pitaia

Melissa

Sua propriedade predominante é o efeito relaxante, é utilizado para transtornos de estresse e ansiedade, tem efeito antiespasmódico, alivia a tensão muscular e espasmos do sistema digestivo. Tem o poder de estimular a secreção de bile da vesícula biliar, ajudando a aliviar indigestão e gastrite.

Anis

O anis é rico em vitamina C, melhora a visão, tem efeito antioxidante e previne infecções. É muito benéfico para ajudar a expelir gases, especialmente na forma de uma infusão após uma cirurgia, como uma cesariana. É comumente usado para aliviar problemas de mau hálito.

>Desfrute das propriedades do capim-limão

Babosa

Tem muitas propriedades medicinais, trata doenças da pele de todos os tipos, queimaduras e úlceras.

Contém açúcar acemanan e esse elemento interage com o sistema imunológico e ajuda na geração de glóbulos brancos, além de eliminar bactérias e fungos do organismo.

Atua como protetor da mucosa gástrica e previne infecções virais e bacterianas, é hidratante para a pele e cicatrizante, também é eficaz contra manchas, vermelhidão e psoríase.

>Prepare este detox natural para o corpo com apenas 2 ingredientes

Salsinha

A salsa tem grande quantidade de vitamina C, é um antioxidante hidrossolúvel, tem radicais livres que são bons no combate à arteriosclerose, asma, é antiinflamatória, previne diabetes e asma. Também é benéfico para a artrite reumatóide.

Possui também altas concentrações de vitamina A com altas concentrações de carotenóides e beta-caroteno), possui em sua composição óleos essenciais como a miristicina (como inibidor na formação de tumores), contém ácido fólico.

>Água de alho emagrece? Veja para que serve, benefícios e como fazer

Dente de leão

O consumo de folhas frescas dessa planta misturada três vezes ao dia pode atuar como diurético, ou laxante, a tintura de raiz é prescrita para doenças do fígado, mas também é usada para estimular a produção de leite materno, aliviar a inflamação de tumores e abscessos nas mamas.

Em alguns estudos de laboratório, o extrato desta planta chamada Traxacum Officinale demonstrou agir contra vários tipos de células cancerosas.

Veja mais