Conheça o ‘golpe da panela’ e saiba como se proteger

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Vira e mexe ouvimos diversos relatos de um golpe que já é muito conhecido em todo Brasil. O “golpe da panela”. Sempre ouvimos relatos sobre essa modalidade de crime. Mas como os bandidos agem? E como se proteger? Essas dúvidas vamos tirar agora. De qualquer sorte, se for adquirir qualquer produto na rua tome muito cuidado, pessoas honestas existem, mas desonestas também.

Como funciona o Golpe da Panela

Nacionalmente conhecido como “Golpe da panela”, o crime funciona sempre da mesma maneira. O golpe consiste numa clonagem de cartão, onde algumas vezes a compra é efetuada duas vezes. As panelas ficam com a vítima, mas o prejuízo é muito maior do que se imagina, porque o cartão é clonado e imediatamente utilizado para várias compras pelos golpistas.

Os estelionatários se apresentam nas residências geralmente a bordo de carros, sempre bem vestidos e como todos os golpistas possuem um bom papo de vendedor.

Oferecem panelas bonitas que dizem ser de ótima qualidade, os golpistas fazem até o teste de riscar e bater nas panelas, para mostrar que não arranha e não amassa. O preço também costuma ser atraente e as vezes oferecem brindes, caso a compra se concretize. As vítimas são induzidas a comprar o produto, que além do “preço baixo”, pode ser dividido em várias vezes no cartão.

Os clientes só percebem o golpe um tempo depois, quando descobrem que seu cartão foi clonado ou que a compra foi realizada com um valor bem maior que o combinado.

Em alguns casos, a primeira tentativa de passar o cartão na maquineta falha propositadamente. Mas é justamente neste momento que o cartão é clonado. Posteriormente os criminosos pegam outra máquina e a compra é aprovada saindo até comprovante.

Mas vale ressaltar, que a maioria dos vendedores de panela são pessoas honestas e não podemos nunca generalizar. Mas é bom tomar cuidado.

Veja abaixo uma reportagem abaixo falando sobre casos de golpe

Como se proteger

Para evitar cair em golpes desse tipo, vai a dica, é preciso checar as informações antes de efetuar uma comprar desse tipo. O melhor é você comprar sempre mãos de pessoas conhecidas ou pedir referencia a alguma amigo. Caso a compra seja feita na mão de um um desconhecido, é interessante perguntar se tem empresa é registrada, se emite nota fiscais, pedir endereços digitais, principalmente, site e redes sociais oficiais das marcas, nas quais costumam ser divulgadas campanhas promocionais. Fazer uma pesquisa mais apurada antes de se aventurar em uma comprar.

SAIBA MAIS INFORMAÇÕES>>>