Conheça os malefícios do açúcar para as crianças

Conheça os malefícios do açúcar para as crianças
Conheça os malefícios do açúcar para as crianças. Foto: Freepik

Conheça os malefícios do açúcar para as crianças

Não limitar as crianças a cereais e iogurtes açucarados, sucos, biscoitos, doces e muffins pode causar danos à saúde que você provavelmente não imaginou.

É importante reduzir a ingestão de açúcar em crianças para minimizar o risco de sofrer de doenças como obesidade e diabetes tipo 2, que por sua vez levam à hipertensão e doenças cardiovasculares, publica a American Heart Association (AHA).

>Descubra porque você não deve comprar esses 7 alimentos em supermercados

Danos físicos como obesidade, desnutrição e cáries são registrados desde quando são pequenos. Existem também danos psicológicos que se revelarão anos depois.

Desnutrição

O açúcar adicionado pode tornar as crianças obesas e desnutridas. Algumas pessoas duvidam que uma pessoa obesa possa estar subnutrida, mas estão.

A pesquisa indica que o açúcar adicionado promove déficits de nutrientes e energia. Os açúcares adicionados não apenas deslocam os alimentos nutricionalmente superiores na dieta, mas também podem esgotar os nutrientes de outros alimentos que foram ingeridos, bem como das reservas corporais.

>Alimentos comprovados que te ajudam a ter um abdômen marcado

Adultos violentos

Um estudo publicado no The British Journal of Psychiatry decidiu testar a hipótese de que o consumo excessivo de doces aos 10 anos prediz condenações por violência na vida adulta.

Dos adultos que cometeram crimes violentos e cujos dados foram analisados, quase 70% comiam doces todos os dias quando crianças.

Os pesquisadores acham que os efeitos podem ocorrer porque as crianças que receberam muitos doces não aprenderam a atrasar a gratificação. Não ser capaz de atrasar a gratificação está relacionado ao crime.

>Confira 4 dicas para desinchar e disfarçar a celulite

Dar doces para controlar o comportamento das crianças ou fazê-las obedecer não seria a melhor estratégia.

Cáries

Quando o açúcar é consumido, leva apenas 20 segundos para que as bactérias nos dentes se combinem com ele e se transformem em ácido. Esse ácido começa a atacar o esmalte dos dentes e quebrá-lo.

A Dental Associates recomenda que as crianças bebam apenas água entre as refeições. Leite e sucos são melhores na hora das refeições. Uma criança não deve consumir mais de 120 ml de suco por dia, pois é rico em açúcar, é preferível comer a fruta inteira. A fruta tem os nutrientes, menos açúcar e os benefícios da fibra.

>Adote estes 10 hábitos (simples) para ter mais energia durante o dia

Lanches e doces não saudáveis devem ser limitados, mas se você tiver que escolher um, opte pelo chocolate porque elimina os dentes, enquanto balas, gomas azedas e gomas são pegajosas e os açúcares grudam por mais tempo. É melhor dar picolés congelados feitos de frutas e sem açúcar.

Para levar em consideração

A AHA observa que crianças e adolescentes devem consumir menos de 6 colheres de chá de “açúcares adicionados” por dia e não mais do que 8 onças de bebidas açucaradas por semana. Crianças menores de 2 anos não devem adicionar açúcares.

>Alimentos sem glúten que podem comer sem medo

O açúcar adicionado não está apenas presente em bolos e biscoitos, você também pode encontrá-lo em outros alimentos, como salada de frango chinesa, molho de churrasco, pães de hambúrguer e molhos para salada.

Os açúcares adicionados têm uma série de nomes nos rótulos dos ingredientes alimentares, como xarope de milho com alto teor de frutose, dextrose, frutose, suco de frutas e muito mais.

As famílias podem começar a treinar as papilas gustativas de seus filhos desde cedo. “As crianças estão desenvolvendo hábitos alimentares e preferências de sabor que durarão a vida toda”, disse Rachel K. Johnson, ex-presidente do Comitê de Nutrição da AHA.

>Descubras seis benefícios incríveis da Aloe Vera (babosa) para sua pele

Veja mais