Conheça os tipos de café mais famosos e veja como prepará-los em casa

Foto: Shutterstok Keke

Você conhece – ou já experimentou – os principais tipos de café? Além do clássico café na cafeteira, tomar uma xícara de expresso, cappuccino ou mocha também é uma boa forma de começar o dia. A seguir, conheça os tipos de café mais famosos e veja como prepará-los em casa.

7 sinais que indicam que você pode estar tomando café demais

Café pingado

É possível você já tenha escutado esse nome por aí! O café pingado é um clássico das padarias e dos botecos brasileiros. Tradicionalmente servido em um copo americano, o pingado é composto por 90% de leite quente e apenas um “chorinho” de café coado por cima (daí vem a origem do nome!). Para prepará-lo em casa, tudo o que você precisa fazer é aquecer um copo de leite na chaleira, coar um pouquinho de café na cafeteira e montar a bebida.

>Alimentos que lhe ajudam a perder peso se você incluí-los em seu café da manhã

Café expresso

De origem italiana, o café expresso é muito famoso ao redor do mundo. O único “problema” é que ele é feito em uma máquina própria para expressos e sua característica principal é a típica espuma de cor caramelo que se forma no topo da xícara. Ou seja, prepará-lo em casa geralmente é um pouco mais complicado.

Para fazer um café expresso caseiro, tenha em mãos bastante café solúvel (ou café tradicional moído), água quente (não fervendo), mais ou menos 1/2 xícara de açúcar e um mixer. Utilize uma parte do café para prepará-lo normalmente na cafeteira e reserve.

Três receitas fit para fazer no café da manhã ou da noite

Em seguida, coloque a outra parte do ingrediente + 1/2 xícara de açúcar em um copo comprido e mexa bem com uma colher. Acrescente a água quente no copo e, com a ajuda de um mixer, misture os dois ingredientes até formar um creme espumoso bem parecido com o do expresso. Para finalizar, coloque o café pronto em uma xícara e espalhe duas colheres (sopa) da espuma por cima. Seu expresso ficará 100% perfeito.

Cappuccino

O cappuccino é outro tipo de café muito querido no Brasil. A bebida é uma mistura de café expresso com leite e normalmente acompanha canela e chocolate em pó. Simplesmente delicioso! Para fazê-la em casa de maneira simples, misture café solúvel, leite e chocolate em pó, açúcar e um pouquinho de bicarbonato de sódio no liquidificador.

Cinco deliciosas receitas de crepioca que não engordam para incluir na dieta 

Depois, coloque a mistura em uma xícara, acrescente água quente e mexa bem com uma colher até que todos os ingredientes fiquem diluídos na água. Salpique um pouco de canela em pó por cima da xícara e sirva!

Obs.: Caso sobre um pouco do pó de café, guarde-o em saquinhos zip lock para conservá-lo por mais tempo.

Café mocha ou mochaccino

O café mocha é uma mistura deliciosa de cappuccino, café expresso e chocolate quente! Uma receita perfeita para se aquecer no inverno. Para fazer um mocha caseiro, prepare uma xícara grande de café tradicional e acrescente açúcar, leite em pó e cacau em pó. Mexa bem até que todos os ingredientes se misturem e, por fim, coloque algumas colheres da espuma do expresso por cima.

Fácil e fit: aprenda a fazer pipoca doce sem açúcar

Dica: Para ficar ainda mais perfeito, coloque um pouco de calda de chocolate por cima da espuma! Fonte: Casa Prática Qualitá

Veja mais