Coronavírus: Prefeitura de Simões Filho disponibiliza número de contato para quem tiver sintomas

Autor: Redação

Publicada em


Foto: © REUTERS/Wolfgang Rattay/Direitos Reservados

O Coronavírus já é considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por ser facilmente transmitido e ter se espalhado pelo mundo em um curto período de tempo. A doença chegou ao estado da Bahia e, embora não haja casos confirmados em Simões Filho, medidas preventivas devem ser tomadas.

A Vigilância Epidemiológica de Simões Filho, órgão responsável pelo monitoramento, ao fim da tarde de ontem (18/03), esteve com dois casos em investigação como suspeitos do COVID-19. O primeiro foi descartado após critérios clínicos e o segundo, por ser paciente sintomático que teve contato com indivíduo de área com casos positivos, foi realizada a coleta de amostra para envio ao Laboratório Central do Estado, que deve retornar com os resultados nos próximos dias.

Para prevenir-se contra o vírus, é importante lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, constantemente. Outra recomendação dos especialistas é não compartilhar objetos de uso pessoal, também evitando contatos físicos como abraços, beijos ou apertos de mão.

Pelo bem comum, é necessário que, caso tenha necessidade de tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca usando o braço, nunca com as mãos. Neste período, também deve-se evitar aglomerações e manter os ambientes limpos e ventilados.

O Covid-19 é transmitido através da saliva, também por espirro ou aperto de mãos. Os sintomas mais comuns da doença viral são febre, tosse e dificuldades respiratórias. Para pacientes sintomáticos, a Prefeitura Municipal de Simões Filho disponibilizou os dois números da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS): (71) 3296-1704 e (71) 998546-5909, além das unidades de saúde da cidade, munidas de profissionais capacitados e prontos a atendê-los.