Crianças de Simões Filho celebram Natal com o Governador Rui Costa

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Rui Costa curtiu o momento especial vivenciado por centenas de crianças (Fotos: Amanda Oliveira/GOVBA)

Aproximadamente 400 crianças de creches localizadas em comunidades carentes de Salvador e região metropolitana tiveram, neste sábado (17), a oportunidade de antecipar a comemoração de Natal, com brincadeiras e serviços de saúde bucal, no Odontomóvel, e oftalmológicos, oferecidos pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no Palácio de Ondina, na capital.

Além das brincadeiras com palhaços, distribuição de brinquedos e lanches, a programação do evento incluiu apresentações artísticas e musicais, como coral e show de mágica.

O coral do projeto social Sons de Um Resgate, sediado em Simões Filho, na RMS, apresentou canções natalinas. De acordo com o idealizador e professor do projeto, Ozenildo Ramos, 32 crianças são assistidas pela iniciativa. “Apresentar aqui hoje foi a realização de um sonho”.

O governador Rui Costa e a primeira-dama, Aline Peixoto, presidente das Voluntárias Sociais, recepcionaram as crianças.

“A minha intenção e das Voluntárias é proporcionar um dia diferente para estas crianças e, este ano, inovando, pois amanhã [domingo, 18], iremos receber idosos aqui. Eu tenho mais do que preciso. Tenho duas filhas saudáveis e uma família linda. Fazer estes eventos mexe comigo. Adoro ver a casa bagunçada, cheias de presentes. Recebemos muitas doações. É uma realização minha para eles”, afirmou Aline.

Os convidados também puderam ter acesso à emissão da carteira de identidade e o Cartão SUS, além de serviços de saúde, como procedimentos odontológicos e exames de vista, com a entrega de óculos logo após a consulta e os exames. Trinta e quatro crianças da Creche Escola Comunitária Frutos de Mães, no bairro de Massaranduba, em Salvador, participaram da festa. Maiquele dos Santos é professora da creche e mãe de Mayra Kelly, 9 anos, Nayla Roberta, 7, e Nayara, 5.

As quatro aproveitaram as atividades e serviços oferecidos. “Nunca tínhamos vindo aqui. Ligaram pra gente perguntando se a gente estava interessada em vir, e nós aceitamos. É ótimo dar oportunidade a eles, que não conheciam”, disse Maiquele. Mayra, que usa óculos desde os 4 anos, também gostou da programação, que uniu diversão e saúde. “É difícil pra minha mãe [conseguir] marcar exame [oftalmológico] e eu estou tendo essa chance”.

Nas estruturas montadas no jardim do Palácio de Ondina, teve ainda pintura artística facial e cortes de cabelo. A coordenadora da Creche Tia Ene, no bairro de Vista Alegre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Meireane Lima, levou 25 crianças ao evento, e aproveitou para mudar o visual. “Eu achei muito interessante, principalmente por ser aqui neste local. Assim que chegamos, expliquei para as crianças que aqui é a casa do governador e que ele havia aberto as portas pra gente, com este trabalho das Voluntárias. Achei a iniciativa excelente”, disse, enquanto cortava os cabelos.

A trilha sonora ficou por conta do cantor Genardi e banda, que animaram a festa ao som de clássicos infantis e músicas de artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Xuxa.

As ações são realizadas em parceria com as empresas e instituições Pau Viola, Agogô, Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Xarmonix, Delta, Nutrical, Leite Sol, Gelo Ferreira, Abentro, Maison Beleza, Sandra Alencar, Canaã, Mignon, Perini, Fundação Regina Cunha, DayHORC e Delta Toldos, a Fundação Regina Cunha e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).