Crianças e adolescentes participam de corrida de foguete para comemorar 50 anos da chegada do homem à lua

Autor: Redação

Publicada em


Já pensou em lançar o seu próprio foguete? Crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, terão essa experiência. Elas vão participar, no sábado (31), das 7 às 10 horas, de uma corrida com esses equipamentos na unidade ACBEU do SENAI CIMATEC, na avenida Orlando Gomes. A atividade comemora os 50 anos da chegada do homem à lua e os 60 anos da Nasa.

A garotada será desafiada a projetar e construir o seu próprio foguete. Para isso, eles vão aprender sobre as reações químicas e físicas responsáveis por lançar foguetes e ônibus espaciais.

A proposta é mostrar que as atividades maker estão ligadas mesmo com equipamentos e experiência tão complexas como a chegada do homem à lua. “Eles serão estimulados a colocarem a mão na massa, experimentando, sendo criativos e buscando soluções para um problema que é a construção do seu foguete. Desta forma, o aprendizado é lúdico e divertido”, ressalta Paula Cavalcanti, gestora da Educação Maker do Grupo ACBEU.

O trabalho será em grupo, incentivando também a colaboração. Após a construção dos equipamentos, as equipes vão lançar os foguetes. Cada grupo terá a oportunidade de realizar três lançamentos de teste e um oficial. Vence o foguete que voar mais alto.

Para agregar ainda mais valor para a brincadeira, as orientações serão realizadas em inglês. Quem não tem fluência no idioma também poderá acompanhar a atividade. A inscrição na ação foi gratuita e realizada pelo site do Sympla (https://www.sympla.com.br/acbeubahia).