Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Crise em Simões Filho: Gerdau propõe Lay Off para trabalhadores na Usiba

Em Simões Filho, Gerdau propõe Lay Off para trabalhadores na Usiba

Após encerramento das atividades da Aciaria em 2014, gerando um processo de demissão em massa, as atividades de Laminação e processamento de sucata na Gerdau têm tido uma grande retração, por causa da baixa demanda de mercado, provocando novas demissões na Usiba, em Simões Filho.

O Sindicato solicitou reunião com a empresa a fim de discutir a garantia de emprego e ajustes nas atividades diante da crise econômica que a indústria do aço vem passando ao longo dos últimos anos. No momento, a alternativa apresentada pela empresa é LAY OFF para uma parte dos trabalhadores.

Esse debate interessa e muito ao trabalhador, pois mexe diretamente com a empregabilidade. Por isso, é preciso que a Gerdau se posicione sobre diversas questões em torno dessa proposta, como garantia do emprego, remuneração, retomada das unidades que estariam paralisadas entre outras.

Entenda o Lay Off
O LAY OFF é uma medida provisória (n° 2.164-41) que regulamento a SUSPENSÃO TEMPORÁRIO DO CONTRATO DE TRABALHO PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, onde os trabalhadores farão cursos direcionados às atividades e funções, recebendo bolsa qualificação, custeada pelo FAT e mais uma ajuda compensatória mensal e manutenção dos benefícios, pago pela empresa, para que nesse período o trabalhador tenha uma remuneração, que justifique a suspensão de contrato.

Comentários estão fechados.