Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

CRLV impresso passa ser opcional; nova versão digital está disponível

CRLV impresso passa ser opcional; nova versão digital está disponível
CRLV impresso passa ser opcional; nova versão digital está disponível

CRLV impresso passa ser opcional; nova versão digital está disponível.

Carregar o documento impresso do carro passa a ser opcional para os motoristas. É que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) poderá ser baixado digitalmente e substitui o papel ao comprovar o pertencimento do carro. Documento digital será acessado no mesmo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e pode ser compartilhado com quem o motorista desejar dividir o uso do veículo.

Embora as duas versões digitais dos documentos necessários ao motorista estejam disponíveis para serem baixadas no celular, a população mineira ainda utiliza pouco o serviço de digitalização. Existente desde 2017, a CNH digital é utilizada por apenas 5% da população. Mas a expectativa do Departamento de Trânsito (Detran) é que o número de usuários aumente.

“Traz mais comodidade para o cidadão. Ele (motorista) pode acessar o documento digital pelo aplicativo que terá a mesma validade do documento físico. O CLRV é feito pelo CPF e busca o veículo que tem em nome daquele condutor. O aplicativo é gratuito e não tem nenhum custo para se ter o documento. Pode ser compartilhado com um grupo de pessoas, filhos, marido, mulher, pai e mãe. Somente a União pode legislar sobre trânsito, e a gente aguarda que possa, sim, ser uma evolução desse sistema”, afirmou a delegada Andrea Abood, vice-diretora do Detran.

Embora não haja perspectiva para que a versão impressa seja completamente suspensa, em um caso hipotético, caso o documento fosse apenas digital, geraria uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano somente em virtude do CLRV, segundo a empresa que gerencia a área de TI do Detran. Apenas para que o documento seja enviado pelos Correios, o gasto é de cerca de R$ 49 milhões anualmente. Os dados, contudo, não são confirmados oficialmente pela Polícia Civil.

Antes de estar disponível no aplicativo, o documento precisa ser previamente impresso. Ou seja, a versão física continua sendo necessária para a emissão. Além disso, para acessar agora o CLRV, o usuário precisa ter quitado o licenciamento do veículo de 2019. Os documentos têm a mesma validade das versões físicas e reúnem informações de débitos e irregularidades. Policiais e agentes de trânsito têm acesso direto ao sistema em caso de fiscalização.

Tanto o CLRV como a CNH digitais estão disponíveis para serem baixados no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), na Google Play e na App Store.

Comentários estão fechados.