Cúrcuma: a poderosa raiz antiga que você deve ter em casa

Cúrcuma: a poderosa raiz antiga que você deve ter em casa
Cúrcuma: a poderosa raiz antiga que você deve ter em casa . Foto: Freepik

Cúrcuma: a poderosa raiz antiga que você deve ter em casa

A cúrcuma, também conhecida como açafrão, é uma raiz amplamente utilizada hoje em cada família. O primeiro uso registrado data de 600 aC na Índia, uma nação que atualmente domina os mercados de especiarias, incluindo a raiz versátil mencionada.

>Saiba mais sobre os muitos benefícios da folha de goiaba

>Sementes de abóbora: Especialistas indicam para perda de peso

Ao longo da história, a cúrcuma tem sido usada para aliviar a dor de estômago, como um tônico, intensificador de pratos e purificador do sangue. Um verdadeiro milagre de especiaria! Na forma de óleo essencial, destacam-se os minerais K, P e Mg, que cumpre funções antimicrobiana, antiinflamatória, hepatoprotetora e antiartrítica.

Com um sabor doce, picante e amargo ao mesmo tempo, é utilizado em pequenas quantidades na cozinha. Em maiores proporções é encontrado em suplementos nutricionais, embora não seja recomendado para diabéticos e gestantes.

 

 

>Conheça as propriedades do sabão de enxofre

>Conheça tudo sobre a harmonização facial, a febre entre os famosos

Conhecido como ‘o açafrão dourado’, seu aumento na produção de bile é clinicamente comprovado e é conhecido por sua contribuição enriquecedora de curcumina (2% a 5%), um composto ativo ao qual todos os benefícios para a saúde são atribuídos, incluindo diminuição da probabilidade de doença cardíaca.

Ao aumentar a dose, não ultrapassando os 50 miligramas recomendados por dia pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) , a proporção de gorduras e carboidratos entre outros, torna-se mais perceptível e os resultados positivos são mais perceptível.

>Descubra as propriedades e benefícios do vinagre branco

>Conheça os benefícios da babosa para o cabelo e faça estas máscaras

Veja mais