Decoração de bolo: como cortar, nivelar e rechear de forma simples

A decoração é uma das etapas mais importantes quando o assunto é preparar um bolo perfeito! Além de escolher o recheio que mais combina com a sua massa, você precisa dominar algumas técnicas de preparo que te ajudam a cortar, nivelar e rechear o bolo da maneira certa. E relaxa que não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças, há formas bem simples de aprender todas essas etapas. Decoração de bolo: como cortar, nivelar e rechear de forma simples, veja a seguir cada passo.

>Bolo queimado ou cru: saiba o que fazer para salvar a massa

Utilize faca de pão (ou fio de nylon) para cortar o bolo ao meio

Quem trabalha em confeitaria ou tem o hábito de preparar bolos para vender sabe do que estamos falando! A técnica de usar o fio de nylon ou a faca de pão para cortar um bolo ao meio é uma das formas mais assertivas de fazer o corte com precisão.

Para utilizar a faca de pão, o primeiro passo é fazer marcas nas laterais da massa indicando o caminho por onde a lâmina irá passar. Depois, basta colocar uma mão aberta sobre o topo do bolo (pressionando-o levemente para baixo para dar firmeza ao corte) e, com a outra, cortar o bolo com a faca em movimentos de serra.

Utilizar o fio de nylon é um pouquinho mais complicado. Primeiro você precisa marcar a região a ser cortada com palitos (pode ser um palito de churrasco), espetando as laterais do bolo. Em seguida, com um pedaço de fio de nylon bem extenso, envolva o bolo e vá puxando o fio até que ele perfure toda a massa e faça o corte na região delimitada com o palito.

>Bolo de aniversário simples: 6 receitas para preparar em casa

Dica: Para ser ainda mais preciso, realize o corte quando a massa do bolo estiver fria!

Na hora de nivelar o bolo, use uma régua

Se o seu objetivo é fazer um bolo com várias camadas, a régua como sua melhor amiga. Afinal, um bolo bem decorado deve ter as suas camadas devidamente niveladas e, para isso, você precisa medir a altura da massa. Por exemplo: vamos supor que você tenha feito dois bolos, cada um com 5 cm de altura e queira um resultado final de 15 cm (contando com os recheios) e 4 camadas.

A primeira coisa que você deve fazer é cortar cada bolo em 2 partes iguais (medindo a altura de 2.5 cm para cada camada). Marque a primeira camada de um dos bolos, utilize a faca ou o fio de nylon para cortar ao meio, destaque as camadas e depois repita o mesmo processo com o segundo bolo.

>4 receitas de bolos de pote para vender e fazer renda extra

Por fim, é só montar as camadas com o recheio – medindo também a sua altura para totalizar os 15 cm. Para fazer o nivelamento dos recheios (de forma que eles não fiquem para fora do bolo), passe uma faca extensa e sem cerdas (ou a lateral de uma espátula bem grande) pelas laterais da massa. É bem simples e não tem erro!

Use uma espátula para rechear o bolo perfeitamente

Rechear o bolo é uma das etapas mais simples de todo o processo: você só precisa de uma colher e uma espátula. Depois de cortar o bolo e dividi-lo em camadas, pegue uma boa quantidade de recheio com uma colher e despeje no centro de uma das metades do bolo. Depois, use uma espátula para espalhar o recheio do meio para as bordas e prontinho!

4 receitas simples de suco “seca barriga”; veja como preparar

Bônus: utilize a mesma espátula para espalhar a cobertura

Na hora da finalização do bolo, utilize a mesma espátula para espalhar a cobertura que você tiver preparado! Basta despejar a calda sobre o bolo e passar a espátula logo em seguida delicadamente, deixando a superfície lisa e homogênea. Fonte: Casa prática Qualitá