X

Descubra as técnicas mais eficazes para ‘remover’ cicatrizes

Descubra as técnicas mais eficazes para ‘remover’ cicatrizes. Foto: Freepik

Descubra as técnicas mais eficazes para ‘remover’ cicatrizes

>Prepare este esfoliante natural e remova cravos do rosto

A pele é tão sensível ao que está acontecendo ao seu redor que raramente fica impassível quando exposta a agentes externos. Por exemplo, quando está frio ficamos arrepiados, ou quando nos expomos por muito tempo ao sol sem proteção, a pele fica vermelha e até reage com bolhas irritantes e desagradáveis. O mesmo acontece quando o danificamos: ele se defende e responde à agressão com uma marca para a vida. É assim que aparecem as cicatrizes, um tecido fibroso que pode se formar por vários motivos: infecção, cirurgia, lesão ou inflamação do tecido.

>Prepare pó de arroz e elimine a oleosidade de seu rosto

>Carboidratos que o ajudarão a perder peso

>Os maravilhosos benefícios que as ameixas oferecem à sua beleza

Características de uma cicatriz

Cicatrizes, de alguma forma, são marcas registradas da pessoa. Eles são caracterizados por serem uma parte do tecido sem cabelo, ou glândulas sebáceas, ou células pigmentares. Daí a cor e a aparência de um cicatriz são diferentes do resto da pele.

>5 esfoliantes naturais para uma pele com efeito 'aveludado'

Da mesma forma, sua aparência pode variar dependendo do tipo de pele do paciente, do local do ataque, da direção da ferida, do tipo de lesão, da idade e até mesmo do estado nutricional do paciente.

>Evite acnes com o uso de óleo de mamona

>3 benefícios de lavar o cabelo com bicarbonato de sódio

Tipos de cicatrizes

Existem diferentes tipos de cicatriz:

  • Cicatrizes normais: a ferida cicatrizou perfeitamente e a cicatriz é fina e quase do mesmo tom do resto da pele.
    Atróficos : geralmente respondem às marcas deixadas pela acne ou por um processo infeccioso como a varíola. Eles podem ser reconhecidos porque têm a aparência de pequenas covinhas. Isso ocorre porque não foi produzido colágeno suficiente para formar novas fibras de tecido para que a ferida tenha a mesma aparência do resto da pele.
  • Hipertrófico ou queloide: em alguns pacientes, após uma intervenção cirúrgica, a ferida geralmente cicatriza com excesso de colágeno. A pele sobe e assume uma tonalidade roxa ou vermelha. São conhecidas como cicatrizes hipertróficas. Isso pode causar dor e ardência. Queloides são mais volumosos.
  • Contraturas: podem ser causadas por queimaduras. Eles se originam quando uma grande área da pele é danificada e perdida. No processo de cicatrização, as bordas da pele tendem a se unir e uma área de pele esticada é gerada.

>5 máscaras naturais para tratar olheiras e iluminar a aparência

Técnicas para ‘remover’ cicatrizes

Como, como vimos, cada pessoa cura de maneira diferente, existem diferentes tipos de tratamentos para tratar as cicatrizes. Por exemplo, e como explica o Dr. José Luis Ramírez, dermatologista da Clínica Dermatológica Internacional, nos casos atróficos, caracterizados pela ausência de tecido, “o objetivo dos tratamentos é conseguir“ preencher ”o defeito do tecido, seja com ácido hialurônico injetado ou estimulando a formação do próprio colágeno, por meio de lasers fracionados ”.

>Benefícios do vinagre de maçã para os cabelos

Para o tratamento de cicatrizes hipertróficas ou queloides, que se caracterizam por excesso de tecido, será feita uma tentativa de “reduzir a quantidade de tecido, para o qual, geralmente, uma combinação de crioterapia, infiltração de corticosteróide, laser vascular é realizada para melhorar a eritema ou vermelhidão, que costuma aparecer nesse tipo de lesão, ou lâminas de silicone de tensão na cicatriz ”, indica o especialista, especializado na eliminação de cicatrizes.

Às vezes, a remoção cirúrgica da cicatriz será o melhor tratamento para removê-la. Mas, como lembra o médico, “ é importante avaliar se o paciente tem uma cicatrização ruim ou se tem tendência a produzir queloides, já que nesses casos essa técnica não será uma boa opção”.

>Como usar corretamente o óleo de coco no cabelo para ótimos resultados