Descubra estes chás e infusões que farão muito bem à sua saúde

Descubra estes chás e infusões que farão muito bem à sua saúde
Descubra estes chás e infusões que farão muito bem à sua saúde. Foto: Adobe Stock

Descubra estes chás e infusões que farão muito bem à sua saúde

Você também é viciado em chás de ervas? Nunca faltam na sua cozinha e tornam-se nos seus melhores companheiros nos frios dias de outono. Mas é que, além de desfrutar de seu sabor delicioso, você poderá aproveitar suas propriedades benéficas e saudáveis, que não são poucas, “As infusões podem ser tão ativas quanto tomar cápsulas, xaropes ou gotas, por exemplo”, diz a farmacêutica Meritxell Martí.

>3 benefícios de lavar o cabelo com bicarbonato de sódio

Eles são muito saudáveis ​​e o mais importante é saber o que eles podem nos oferecer. São precisamente chamados de infusões porque, como a própria palavra diz, não devem ser cozidos, mas devem ser adicionados à água fervente ou muito quente, infundidos, deixando-os repousar por cinco minutos, para depois coar e beber.

O ideal, na opinião do especialista, é levar morno ou levemente quente, embora nada os impeça de poder beber mais frio e elaborado algumas horas antes.

>Carboidratos que o ajudarão a perder peso

Infusão de camomila

Na opinião de Meritxell Martí, esta é a mais conhecida das infusões. E grande parte de sua fama vem de seus muitos benefícios. Assim, tem um efeito calmante no aparelho digestivo, bem como um efeito relaxante, é recomendado quando sentimos constipações, tosses ou febre. Também melhora as cólicas menstruais e é muito simples de preparar, com flores de camomila.

>Benefícios do vinagre de maçã para os cabelos

Infusão de chá verde

É uma das bebidas antioxidantes por excelência, mas também ajudará a melhorar a diurese, além de queimar mais calorias, pois contém cafeína (em pequena quantidade), necessária para melhorar a concentração, por isso será ideal quando precisarmos estudar ou estar bem concentrado por algum motivo. Previne a retenção de líquidos e ajuda a melhorar a sensação de pernas cansadas ou inchadas. Folhas frescas de chá verde são usadas para isso.

>Chá azul: descubra os novos benefícios desta bebida para perder peso

Infusão de flor de tília

Isto, como nos diz o proprietário da Farmácia Meritxell de Andorra, é ideal para acalmar os nervos e induzir o sono. Pode ser combinado com outros, como camomila. Da mesma forma, é feito com as flores da tília.

Infusão de hibisco e esquizandra

Esta infusão é ideal como um calmante e fornecimento de vitamina C. Dentre suas propriedades, destacamos também que é antioxidante e reequilibrador, podendo ser considerado a tisana da beleza, pois também melhora o sono. É feito com a raiz de esquizandra e flores de hibisco.

>Como remover calos com limão e alho em 20 minutos

Infusão de gengibre e limão

Ideal para melhorar a digestão pesada e evitar tonturas, mesmo durante a gravidez. Da mesma forma, também ajuda a prevenir os enjôos e vômitos que ocorrem quando viajamos de carro ou barco, por exemplo. Por fim, sua ação antiinflamatória também deve ser destacada, podendo ser indicada para dores articulares e musculares. Limão não é necessário, mas a verdade é que acrescentá-lo, assim como mel, também melhora o problema de dor de garganta. É feito com raiz de gengibre.

>Veja como fazer chá verde com gengibre para limpar o corpo e perder peso

Infusão de Rooibos

Estamos enfrentando a alternativa descafeinada ao chá. É feito com as folhas do arbusto sul-africano original. É antioxidante, digestivo e antiinflamatório. Eles também fornecem um determinado conteúdo de minerais como ferro, cálcio e potássio.

>Botox natural: canela e mel, a combinação perfeita para lábios carnudos

Infusão de menta

Possui ação antioxidante e antibacteriana. É muito útil a nível digestivo para prevenir náuseas e cólicas abdominais. Também é bom para gases e também ajuda a melhorar a saúde do nosso sistema respiratório.

Veja mais