Descubra os alimentos termogênicos ideais para incluir na dieta e emagrecer

Descubra os alimentos termogênicos ideais para incluir na dieta e emagrecer
Descubra os alimentos termogênicos ideais para incluir na dieta e emagrecer – Reprodução

Descubra os alimentos termogênicos ideais para incluir na dieta e emagrecer. Você já ouviu falar em alimentos termogênicos? Muitas pessoas que querem emagrecer já conhecem bem esse termo, pois os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e de fato auxiliam no emagrecimento.

>Chá de oliveira é mais eficaz no emagrecimento que o chá verde?

Alimentos termogênicos provocam o emagrecimento de fato?

Apesar desses alimentos provocarem um gasto maior de energia para serem metabolizados, não pense que basta comê-los que você vai emagrecer! Os alimentos, sozinhos, não têm poderes mágicos!

Para emagrecimento, continua valendo o que todo mundo já sabe: atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada. Porém, esses alimentos têm sim uma ação complementar e funcionam como poderosos aliados no emagrecimento. Sou fã dos termogênicos, mas faço questão de deixar bem claro que no emagrecimento, não existe nenhuma solução milagrosa, como algumas pessoas insistem em buscar.

Para perceber os benefícios dos alimentos aceleradores do metabolismo, deve-se consumi-los com regularidade. A quantidade a ser ingerida depende das características pessoais. O ideal é ir incluindo aos poucos e sem exageros, sempre observando como você se sente.

>Veja sete propriedades do vinagre de maçã que ajudam emagrecer

Confira alguns dos alimentos termogênicos mais eficientes e saudáveis:

Pimenta Vermelha
A pimenta é talvez o alimento mais termogênico de todos. A pimenta vermelha é rica em vitamina C, B1, B2 e E, e possui uma propriedade de retirar gorduras das artérias. Tem propriedades analgésicas e energéticas, reduz a formação de coágulos no sangue e estimula a digestão.

Gengibre
Juntamente com a pimenta, outra estrela dos termogênicos. Eficaz contra câncer de cólon e ovário, ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios e enjoo. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Na mesma família do gengibre, podemos incluir a cúrcuma que também tem a mesma função.

>Água de gengibre para perder barriga: como fazer e tomar corretamente

Canela
A canela é altamente efetiva em gripes e em problema da pele como a acne. Atua nos problemas digestivos, estimulando a digestão e eliminando flatulências. Diminui o colesterol e acelera o metabolismo. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá (no caso da canela em pau).

Café
A cafeína é capaz de aumentar o seu desempenho em tarefas manuais. É um importante estimulante do sistema nervoso central. Em nível metabólico, os pesquisadores acreditam que a cafeína é um antagonista da adenosina e, ao contrário do efeito sedante, provocam um efeito estimulador. Presente em chás, café, chocolate e guaranás.

>Saiba como a Água de aveia ajuda a perder peso e outros benefícios

Chá Verde
Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos). Favorece também o trânsito intestinal e acelera o funcionamento do metabolismo.

Óleo de Coco
É rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando assim no emagrecimento.

O óleo de coco também é rico em ácido láurico, que auxilia na promoção da saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. Além disso, é altamente resistente ao ranço oxidativo, tornando-o um antioxidante natural.

>Conheça o óleo de cártamo e os benefícios emagrecedores dele

Vinagre de Maçã
Melhora o metabolismo porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que porventura tenham driblado as células de defesa do corpo.

Assim, você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe — enfim, há uma melhora geral na resistência do organismo. Saiba mais sobre o vinagre de maçã.

Linhaça
É considerada um alimento funcional. Além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), possui elementos que diminuem o risco de várias doenças, pois proporciona aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

>Quatro formas de fazer água de gengibre para emagrece rápido e com saúde

Brócolis
Algumas substâncias presentes nos brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores e protegem o organismo de doenças. O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes.

Couve
Rica em vitaminas e minerais, protege o organismo de várias doenças. Desintoxica o organismo e acelera o metabolismo. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

Frutas CítricasAs frutas cítricas são ricas em vitamina C. Essa vitamina, auxilia o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e acelera o metabolismo.

Fonte: Beleza e Saúde

Veja mais