Descubra os benefícios das vitaminas para cabelo e para a pele

Descubra os benefícios das vitaminas para cabelo e para a pele
Descubra os benefícios das vitaminas para cabelo e para a pele – Reprodução

Descubra os benefícios das vitaminas para cabelo e para a pele

As vitaminas para o cabelo são necessárias para manter a saúde, promover o crescimento e prevenir a queda do cabelo. Com uma dieta rica em gorduras saudáveis, frutas, vegetais e complexos vitamínicos se precisar, você recuperará o brilho e a força do seu cabelo.

Os oligoelementos dão força e estimulam os folículos capilares, responsáveis ​​pela produção da queratina e do restante das moléculas que compõem a fibra capilar. Portanto, você deve saber o que são e quais alimentos os contêm para fornecer ao couro cabeludo as melhores vitaminas para o cabelo.

Acabe com os cabelos secos de uma vez com estas receitas naturais

Veja todos estes benefícios das para o cabelo e para a pele

Vitaminas para queda de cabelo

Aqui estão agrupados todos aqueles que ajudam a prevenir a queda de cabelo. Existem algumas vitaminas para recuperar a força, outras que servem para preservar a cor dos cabelos e engrossar os fios. Agora, quais são os melhores para a queda de cabelo?

  • B3
  • B12
  • Biotina

Normalmente, as vitaminas B são responsáveis ​​por promover o crescimento e aumentar o volume de sua juba. Eles estimulam a circulação sanguínea nos folículos capilares e dão força ao cabelo se ele estiver quebradiço, fraco ou cair em grumos.

>Conheça esses 3 óleos fundamentais para combater a queda de cabelo

A biotina (também conhecida como vitamina H) é uma das vitaminas mais importantes, por isso muitas máscaras capilares e xampus a integram em sua composição. No entanto, é mais eficaz quando ingerido na dieta, portanto, se você quiser aproveitar ao máximo os benefícios da biotina, é melhor tomá-la na alimentação.

A vitamina B3 (também chamada de niacina ) aumenta a resistência capilar contra as intempéries, reduzindo os danos ao couro cabeludo em decorrência do estresse, dos raios solares e da poluição. Com a niacina você evitará que seu cabelo resseque e enfraqueça no seu dia a dia.

>Previna a queda e elimine os cabelos grisalhos com babosa e bicarbonato

A vitamina B12 estimula o metabolismo celular e a proliferação de eritrócitos. Se você tiver falta de B12, o crescimento do cabelo para e se persistir com o tempo, você começa a perder fibras capilares.

A Vitamina E é um antioxidante que previne o envelhecimento celular e traz vigor ao couro cabeludo. Melhora a circulação sanguínea e a distribuição de nutrientes nos folículos capilares. Assim, vitaminas, minerais e outros micronutrientes podem atingir melhor cada parte do cabelo, facilitando a síntese de queratina e colágeno.

>Prepare estas cinco máscaras caseiras e tenha cabelos bem nutridos

Para fortalecer e recuperar seu volume

  • Vitamina F
  • Vitamina C

A vitamina C não é uma vitamina em si, mas um grupo de ácidos graxos insaturados. Um déficit dessas moléculas causa queda e enfraquecimento do cabelo. Alguns dos compostos incluídos neste grupo são os ácidos graxos ômega 6 e ômega 3. São as chamadas “gorduras boas”, que reduzem os níveis de colesterol ruim, melhorando a saúde cardiovascular e cuidando das artérias. Isso é essencial para o cabelo, já que algumas doenças como a alopecia são prevenidas.

>7 truques simples para rejuvenescer o cabelo que você não sabia

A Vitamina C é um antioxidante por excelência, ideal para combater o ressecamento e os raios ultravioleta. Neutraliza os radicais livres que também danificam os cabelos, além de aumentar a longevidade das células, mantendo-as jovens e saudáveis.

  Para promover o crescimento

Além de todas as vitaminas que promovem o crescimento do cabelo, os demais nutrientes não devem ser esquecidos. O corpo não pode sobreviver apenas com vitaminas, ele também precisa de proteínas, carboidratos, minerais, aminoácidos, gorduras e outras substâncias. Ou seja, você não precisa consumir apenas um tipo de vitamina, senão todas: A, B, C, D, E…

>Como clarear o cabelo naturalmente? Aprenda estas 5 técnicas

Para cabelo e unhas

Tanto o cabelo quanto as unhas são compostos em grande parte de queratina, uma proteína rica em enxofre, por isso é muito fácil melhorar a condição de ambas as regiões do corpo ao mesmo tempo.

Se você incorporar certos micronutrientes em sua dieta, não apenas lutará contra a fraqueza do cabelo e lhe dará força, mas também melhorará a saúde de suas unhas. Além dos que discutimos acima, você deve consumir:

  • Vitamina E
  • Vitamina A

>Como tratar a pele ressecada com estes produtos naturais

A vitamina E (também chamada de tocoferol) contribui para o transporte de oxigênio nos folículos capilares e nas áreas associadas à queratina. Isso melhora a saúde geral dos cabelos, muito importante se você deseja ter um cabelo com maior volume enquanto fortalece as unhas.

Por outro lado, a vitamina A é incorporada tanto de vegetais quanto de animais. Normalmente você o tomará na forma de pró-vitamina A, especificamente carotenóides e beta-carotenos, precursores que estimulam o crescimento do cabelo e preservam sua forma e cor.

Outra forma de cuidar do cabelo é aplicando máscaras caseiras com ingredientes naturais várias vezes por semana. Aqui nós ensinamos como fazê-los, de forma fácil e eficaz.

>Utilize banana e gengibre para uma pele mais bonita

Vitaminas para a pele

Cuidar da pele é fundamental para mantê-la jovem por muitos anos. Mais uma vez, as vitaminas desempenham um papel fundamental em manter a derme saudável e prevenir o envelhecimento prematuro. Agora temos que explicar quais são as funções de cada vitamina na pele e no final você descobrirá de quais alimentos obtê-las.

Vitamina A

A vitamina A está envolvida na produção de pigmentos e também hidrata a pele seca. Portanto, é fundamental para o bronzeamento da pele, além do fato de esses pigmentos retardarem o aparecimento das rugas, pois estimulam a regeneração celular e a síntese de elastina e colágeno.

Além disso, esta vitamina combate a acne, psoríase, eczema e outras doenças da pele. Tome-o em espinafre, ovos, nozes, peixe e laticínios.

>Obtenha um efeito aveludado na pele com estes 5 esfoliantes naturais

Vitamina B

Proporciona elasticidade à pele e, como já dissemos, é muito bom para as unhas e cabelos. Ele combate a rosácea, pois melhora a circulação sanguínea nos capilares da pele. Muitos alimentos são ricos em vitaminas B, como legumes, cereais, sementes, abacate, batata ou carnes. Eles também os vendem em cápsulas.

Vitamina C

 A vitamina C é ótima para o sistema imunológico e para a pele. Protege a derme contra a radiação solar, danos causados ​​pela depilação e estresse constante. Você o encontrará em frutas cítricas, como laranja e limão, e também em vegetais, como repolho e pimentão.

>Prepare estas máscaras caseiras com mel para a sua pele

Vitamina E

É outro grande antioxidante que previne o envelhecimento prematuro da pele, combatendo os radicais livres. Tem benefícios regenerativos, por isso recomendamos que tome com alimentos como azeite extra, nozes, amêndoas, lentilhas, goiaba ou milho.

Lembre-se de que qualquer excesso faz mal ao organismo, portanto, não ingerir mais vitamina do que o necessário. E se você tem algum problema de pele, antes de se automedicar, pergunte ao seu médico qual vitamina você deve tomar naquele momento.

Veja mais