Desfrute das propriedades do capim-limão

Desfrute das propriedades do capim-limão – reprodução

Desfrute das propriedades do capim-limão

O capim-limão, cujo nome científico é Cymbopogon citratus, é uma planta que cresce por rizomas curtos e desenvolve folhas longas e muito densas.

Sua aparência é semelhante a uma grama ou arbusto. O perfume cítrico de suas folhas caracteriza os pratos de muitos países orientais, além de ser utilizado em infusões e extratos por suas propriedades medicinais.

>Receitas naturais para manter boca e gengivas saudáveis

Sendo uma planta nativa de países com forte influência britânica, o capim-limão tornou-se popular com o nome de capim-limão. No entanto, em alguns países de língua espanhola, a planta é chamada de chá de limão, citronela, capim-limão ou capim-limão.

Embora tenha muitos nomes, o aroma e o sabor desta planta são inconfundíveis.

>Utilize a água de arroz para uniformizar o tom da pele

Benefícios do capim-limão

Algumas lendas da Malásia atribuíram poderes protetores à erva-cidreira, razão pela qual ela era anteriormente considerada uma planta sagrada. Hoje, não falamos mais de poderes, mas de propriedades.

Os óleos essenciais e outros fitonutrientes (flavonóides e ácidos fenólicos) presentes na planta do capim-limão conferem-lhe propriedades medicinais interessantes que são muito benéficas para os humanos.

>O que você deve comer para acelerar o crescimento do cabelo

A nível terapêutico, destacam-se as propriedades: anti-inflamatória, antiparasitária, bactericida, antidiarreica, antifúngica.

Os óleos e outros nutrientes curativos presentes na planta ajudam a prevenir e aliviar problemas digestivos e condições dolorosas causadas por gripes e resfriados.

>Veja como fazer suco de alho para vários benefícios

Principais usos

A gastronomia oriental propõe uma grande variedade de receitas que incluem o capim-limão entre os seus principais ingredientes, devido ao seu aroma fresco e cítrico. O capim-limão é ideal no preparo de pratos doces ou salgados: à base de carne, receitas de peixes, sopas e caril.

Os amantes de sabores exóticos apreciam o capim-limão no preparo de todo tipo de receitas, mas a infusão de capim-limão é ideal se você quiser aproveitar os benefícios desta planta medicinal sem alterar suas receitas tradicionais.

>7 alimentos que tornam suas unhas mais fortes e longas

Vantagens do seu cultivo

É uma planta perene verde claro, muito agradável à vista. Se você mora em áreas com clima tropical ou subtropical e deseja cultivar capim-limão em seu jardim, pode tirar proveito de muitas vantagens:

1.- Tenha suas folhas frescas e perfumadas à disposição para suas receitas e infusões.

2.- Um remédio natural para problemas digestivos, contra sintomas de gripe e outros desconfortos que causam dores e inflamações nas articulações.

3.- Um repelente natural contra mosquitos.

>Descubra como eliminar olheiras e bolsas sob os olhos com Aloe Vera

Para quem não vive em áreas com clima favorável ao cultivo de capim-limão, existe a opção de desfrutar de seu aroma e sabor com uma boa xícara de infusão.

Infusão de capim-limão

O “chá de capim-limão” ou chá de capim – limão ajuda a eliminar toxinas, por isso pode incluí-lo na sua lista de chás desintoxicantes.

Ele também tem propriedades relaxantes que promovem o sono.